Os móveis são os verdadeiros protagonistas no ambiente e, por este motivo, devem ser escolhidos com muita cautela. Se você está mudando ou redecorando sua casa, muito provavelmente já ouviu o termo de “móveis assinados”. Com o preço um pouco mais elevado que os móveis comuns, essas peças são desenvolvidas para serem verdadeiras obras de arte. 

Qual a diferença entre móveis comuns e móveis assinados?

De forma bem simplificada, móveis assinados são móveis que foram desenhados por designers de produto e são frutos de um estudo minucioso que une design e ergonomia, resultando em uma peça única. Por este motivo, escolher uma peça assinada é uma decisão que vai além do conforto e funcionalidade. 

Além de serem peças clássicas e atemporais, as assinaturas destacam e dão personalidade ao espaço. Para entender a importância de se investir neste segmento, a arquiteta Mariana Liberatti, do escritório Help Arquitetura, faz um paralelo com as roupas desenhadas pelos estilistas Coco Chanel e Giorgio Armani, que são conhecidos mundialmente por terem peças que sobrevivem ao modismo e à tendência. “Além de darem funcionalidade e personalidade, eles atribuem atemporalidade às peças”, diz. 

Processo

Além de estudarem assuntos relacionados ao comportamento do consumidor e coloração, os designers costumam buscar inspiração nos elementos naturais, em texturas e formas para tornar o mobiliário original e funcional. “Cada mobiliário tem uma história única a ser contada, uma riqueza cultural a ser explorada e é isso que torna o designer tão grandioso”, conclui Liberatti. 

Uma recomendação da arquiteta é buscar os móveis assinados em lojas que tenham autorização para fornecer os produtos. Isso porque essas peças contam, geralmente, com certificado de autenticidade, e desta forma você não corre o risco de adquirir um produto falsificado. 

Ouça o conteúdo completo no Fratelli Cast

Além de assistir ao vídeo, você pode conferir esse conteúdo no Fratelli Cast. O episódio está disponível no SpotifyApple Podcasts e demais plataformas de podcasts.