O designer Inácio Schnorrenberger, um dos responsáveis à frente do Studio Uultis, sexto filho de sete irmãos e natural do município de Itapiranga, no extremo-oeste de Santa Catarina, iniciou sua jornada pelo mercado de trabalho aos 14 anos, enquanto morava na cidade de Dois Irmãos, no Rio Grande do Sul. 

Durante a fase em que trabalhou como cronoanalista de processos, em que passava horas-a-fio cronometrando os processos produtivos, Schnorrenberger, como forma de facilitar a identificação do produto que estava sendo cronometrado, começou a produzir os esboços das peças. O principal incentivo partiu de seu chefe, que reconheceu o talento através dos esboços produzidos. 


“Foi o incentivo que eu precisava para ir atrás de uma formação acadêmica. A minha primeira opção era Design de Produtos, mas não existiam escolas de Design”, diz Schnorrenberger. “Por fim, optei por fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo, que abre um leque de opções para trabalhar, o que inclui a arquitetura residencial, comercial, efêmera, interiores, luminotécnico, enfim, aliado com a minha experiência na indústria moveleira, acho que acertei no curso”, ressalta. 

Sua carreira no mundo do design, de fato, começou em 2000. “Comecei a trabalhar na área de criação de produtos da empresa, no setor de CAD/CAM. Produzia os desenhos técnicos dos modelos em linha, o que incluía a ficha técnica, os manuais de montagem, as instruções e os moldes”, destaca. Além disso, Schnorrenberger auxiliava a designer responsável. “Preciso ressaltar o incentivo que recebi dessa arquiteta. Ela foi uma grande incentivadora para que eu seguisse e me especializasse na área de design de produtos”, afirma. 

Inspirações  

Apaixonado por Mountain Bike, uma modalidade do ciclismo, Schnorrenberger afirma que o esporte foi primordial para ensiná-lo a lidar com algumas experiências e emoções particulares, bem como para o desenvolvimento de valores como o esforço, a paciência, a diversão e a calma. “O esporte também me ajudou a me adaptar às circunstâncias e procurar soluções”, diz. 

No âmbito profissional, a inspiração parte das formas da natureza e das inspirações de viagens. “Gosto de aliar detalhes do cotidiano, explorar o potencial dos materiais e das tecnologias. Eu sempre busco aliar a forma e a técnica, o que resulta em uma leitura contemporânea, confortável e que traga bem-estar para os consumidores”, destaca. 

Na imagem, é possível visualizar um homem sentada em uma poltrona cor-de-rosa.
A poltrona Air foi desenvolvida pelo designer Inácio Schnorrenberger

Estofados e poltronas 

Considerando seu histórico na indústria moveleira, é certo encontrar o nome de Inácio vinculado aos estofados. Inclusive, entre as suas peças mais conhecidas, está o estofado Lux, que tem se destacado pela mesa de apoio elevatória, iluminação LED e a possibilidade de personalização do cliente. “Queríamos transmitir a ideia de um sofá harmonioso, abrangente, tecnológico e com sistema modular, possibilitando a personalização de acordo com o cliente”, explica. 

A poltrona Air, por outro lado, partiu da necessidade de ter uma poltrona reclinável, mas que fosse com uma aparência clean. “Essa poltrona é um oásis de descanso e relaxamento, refletindo o que há de melhor em termos de conforto e tecnologia. Foi desenhada para se encaixar em qualquer ambiente, sendo usada tanto em ambientes residenciais quanto em ambientes corporativos”, completa. 

Entre tantos desafios e obstáculos, o designer diz que uma coleção se destacou. “A cada coleção lançada, o desafio aumenta. Mas eu acho que a última coleção [a de 2020] foi a que mais me marcou. Fizemos o lançamento da linha Varanda Sense, da qual a poltrona Beluga e a mesa Cume fazem parte. Além disso, o estande do Studio Uultis na Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração (Abimad) foi pensado para refletir o conceito da marca e apresentar a coleção 2020 em grande estilo”, conclui. 

Para acompanhar o trabalho do designer Inácio Schnorrenberger, assim como o trabalho de outros profissionais da área, siga o Instagram.