O designer de móveis Luan Del Savio, que levou o prêmio no Brasil Design Award no ano passado, nasceu em uma pequena cidade chamada Maravilha, na região oeste de Santa Catarina. Iniciou sua jornada com o desenho ainda criança, enquanto utilizava os próprios quadrinhos e histórias como forma de expressão. 

Anos mais tarde, aos 19 anos, com o intuito de aprender e canalizar suas habilidades para um contexto profissional, Luan entrou para a faculdade de Design Industrial, na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em Balneário Camboriú. Ali, além de ter o primeiro contato com a criação de móveis, deu início ao portfólio profissional. 

Com o ensino superior concluído em 2011, o portfólio em mãos e a indicação de um amigo próximo, Luan fechou a primeira parceria com uma indústria de móveis no ano seguinte. Em 2016, o designer recebeu o convite para visitar a fábrica da San German que, naquele momento, estava iniciando um projeto para o mercado de design autoral. 

Depois de mostrar os desenhos autorais, Del Savio foi aprovado pela empresa. “Após um ano de desenvolvimento e arredondamento dos trabalhos, lançamos a primeira coleção em 2017, na High Design, em São Paulo. Desde então, nossa parceria vem crescendo, culminando em convites de outras fábricas como Piu Mobile, Saccaro, Moora e CGS para compor meu trabalho”, destaca. 

Processo de criação

Tanto no âmbito profissional quanto na vida pessoal, a inspiração do designer parte da busca constante pela melhoria. “Me inspira saber que posso fazer um papel melhor do que ontem, que sempre haverá um desenho novo a ser criado e que isso poderá ser um diferencial para as pessoas. A criatividade é ilimitada”, garante.

Del Savio, que passa a maior parte do trabalho desenhando formas e linhas, afirma que a prática leva ao surgimento de novas inspirações. “Há, de certa forma, uma parcela de inspiração que acontece naturalmente de forma indireta, absorvendo todas as percepções do mundo que nos cercam – o que é explicado por Gestalt”, completa. 

Desenvolvimento de peças 

Para o desenvolvimento dos desenhos, o designer segue a metodologia PDCA – uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua por meio de ações. “Com essa metodologia, todo o processo se torna natural, desde a criação e detalhamento dos esboços, a modelagem 3D, renderização, o detalhamento técnico, a execução das peças na fábrica, o acompanhamento e melhoramento dos protótipos, até as modificações, aprovações e, finalmente, o lançamento no mercado”, diz.

Na foto, é possível ver a poltrona Loreh. Ao fundo, dá para distinguir uma paredes de tijolos vermelhos

Apreciador do trabalho de grandes designers brasileiros como Ronald Sasson e Guilherme Wentz, Del Savio conta que a criação inicial é a parte do desenvolvimento que mais lhe atrai. “A criação inicial é um exercício livre exposição de ideias, do mesmo modo que a fase final da conceituação, já que a renderização da peça finalizada precisa cativar e causar uma ligação emocional”, conta. 

Materiais 

Apesar de encontrar bastante peças em madeira em seu portfólio, o designer afirma não ter predileção por nenhum material em específico. Isso porque cada fábrica assinada por Del Savio possui características próprias. “Tenho um mix interessante de produtos em madeira por ter sido minha primeira parceria no segmento. Mas não tenho predileção por materiais específicos, eu só gosto de criar formas e elencar materiais que cada parte pode absorver, sempre me atentando para as particularidades de cada parceiro”, conclui. 

Móveis em destaque de Luan Del Savio

  • Cadeira Emi – A cadeira, que garantiu o prêmio no Brasil Design Award 2020, é um projeto autoral, licenciada pela fabricante San German. O assento e encosto, usinados em blocos de madeira maciça, interpretam sutilmente o flutuar. Nesta confluência entre tecnologia e marcenaria artesanal, concretiza-se a síntese de um desenho contemporâneo que imprime sua simplicidade distinta. 
  • Cadeira Rio – Licenciada pela fabricante San German, essa cadeira possui estrutura em madeira maciça jequitibá, assento e encosto em palha natural ou estofada em tecidos e couros diversos 
  • Cadeira Liv – Essa cadeira possui estrutura e pés em madeira maciça Jequitibá, com opções de assentos e encosto em madeira maciça, aramida ou estofado. Sua fabricante é a San German. 

Leia também