Aprenda como tirar o cheiro de urina do tapete:

  1. comece limpando a mancha com uma esponja e uma solução feita com vinagre e água

  2. Deixe agir por alguns minutos

  3. Se não houver mais odor, seque com uma toalha de papel, pressionando até a completa absorção

  4. Caso o cheiro de xixi de cachorro persista, antes de secar, aplique bicarbonato de sódio

Sabe quando seu melhor amigo insiste em urinar onde não deve, ora porque você estava ausente ou por teimosia mesmo. A urina penetra no tapete e deixa aquele cheirinho horrível no ambiente,  é aí que as relações se abalam!

Você dá uma dura, e ele todo arrependido, faz aquela carinha de dó, você se derrete e perdoa. Mas o feito está lá, e sabemos que o cheirinho não fica nada agradável, e agora, o que fazer?

Vamos lá, nós da Fratelli House preparamos um guia de como agir nesses casos.

O local afetado geralmente é pequeno, mas o efeito é grandioso. E então, como proceder nessa hora, e limpar o tapete sem que você estrague o produto.

A limpeza deve ser perfeita, pois o local da urina pode se tornar uma referência para o animal. Caso sobrem resquícios o animal pode retornar ao local, e, a área afetada do tapete vai gradativamente se tornando maior, à medida que a urina penetra.

O que fazer quando o acidente acontece?

Quando seu animal sofre um acidente, é especialmente importante remover o máximo possível da urina. A melhor maneira de fazer isso é colocar uma toalha absorvente grossa (eu recomendo uma toalha de praia dobrada várias vezes) na área e aplicar pressão para baixo.

Geralmente, é melhor ficar sobre a toalha para criar o máximo de pressão e permitir que a toalha aumente a umidade, puxando-a de baixo das fibras do tapete. Repita esse processo usando um pedaço de toalha até que não haja mais transferência de umidade para a toalha.

Se o xixi veio de um animal grande, como um Golden Retriever (como é o caso do meu melhor amigo), então você provavelmente precisará de 2 ou 3 toalhas.

Então, o que causa o cheiro de urina?

Quando a urina seca deixa bactérias e sais úricos. As bactérias se proliferam e crescem quando há umidade presente (é por isso que o cheiro de urina sempre volta em dias úmidos ou chuvosos) e exalam um cheiro forte, e convenhamos, isso é terrível!

As bactérias se proliferam na umidade, é por isso que o cheiro de urina sempre volta em dias úmidos

Afinal, seu local de descanso e aconchego com cheiro de urina, isto é muito desagradável. Mas muitos donos de animais não sabem disso, que os sais úricos em conjunto com a umidade liberam gases e tornam o ambiente um lugar horrível.

Como podemos remover o cheiro de urina do tapete?

Como remover o cheiro de urina do tapete
Como remover o cheiro de urina do tapete

Para urinas antigas ou que já secaram:

Se a mancha tiver secado parcialmente ou totalmente, o primeiro passo é tentar reidratar a urina e extraí-la do carpete. Isso é feito da melhor maneira misturando 2 xícaras de água morna e 1 xícara de vinagre branco e despejando sobre o tapete afetado.

Feito o primeiro passo, coloque uma toalha de papel sobre a área, e friccione até a completa absorção. Use quantos papéis toalhas forem necessários, repetindo o processo até que você não consiga mais detectar a transferência de umidade para a toalha.

Este passo só vale a pena se o animal tiver urinado na área uma ou duas vezes.

Como tirar cheiro de urina se ele mija sempre no tapete?

Se o animal tiver visitado a área regularmente, é provável que a urina tenha penetrado nas fibras ou atravessado o tapete. É possível que você não remova 100% da urina, se o seu caso for esse, recomendamos a dica a seguir. 

E quando o tapete já está encardido de tanta urina!?

Se o seu caso, é aquele em que repetidas vezes o seu animalzinho de estimação urina onde não deve, ou se ele gosta tanto do tapete que confunde com o seu banheiro, só a limpeza superficial não resolverá.

A limpeza para remoção do mau odor do seu tapete ou carpete pode ser realizada com produtos misturados na água ou a seco.

Em dúvida de como escolher tapetes para sala de estar? CONFIRA AQUI!

Comece a limpeza retirando toda a sujeira

Independentemente do método escolhido, o 1º passo é retirar toda a poeira acumulada no tecido. Sem as migalhas, pelos de animais e resíduos mais graúdos, a higienização se intensifica e atinge toda superfície do tecido.

Você pode fazer esse processo com um aspirador de pó ou usar um pente duro para passar em toda a peça, pois assim remove o máximo de sujeira acumulada. Os tapetes que podem ser retirados de dentro de casa, é recomendado que sejam deixados um tempo sob o sol para que qualquer umidade restante seja eliminada.

A ação da luz natural também ajuda a amenizar o mau cheiro antes da limpeza mais profunda.

Limpe com os produtos adequados

Com o tapete livre de poeira, você pode optar por aplicar produtos prontos e específicos para a limpeza de tapetes. Nesse caso, basta seguir as orientações do rótulo e tomar cuidado para que a peça esteja totalmente seca antes de voltar a usá-la.

Por outro lado, você pode utilizar receitas caseiras que também são eficientes nesse processo.

Sugestões de como tirar cheiro de urina do tapete:

Como tirar cheiro de urina – Sugestão Número 1

  • Coloque em uma lata de talco um pouco de bicarbonato de sódio e 15 gotinhas de essência do seu aroma preferido;
  • Aplique essa mistura sobre todo o tapete e deixe agir por 20 minutos;
  • Depois, é só finalizar com uma passada do aspirador de pó para remover todo o excesso de pó;
  • Seu tapete pronto para ser usado novamente.

Vale destacar que o bicarbonato sozinho já é suficiente para remover o mau odor do tapete; no entanto, com a fragrância você ainda deixa um cheirinho agradável na peça.

Como tirar cheiro de urina – Sugestão Número 2

Em um recipiente grande, misture:

  • 1 litro de água;
  • ½ copo de vinagre de álcool;
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato;
  • 3 colheres de álcool;
  • 1 colher de amaciante.

Coloque em um recipiente de spray e passe por todo o tapete ou carpete e deixe agir até que o mau odor seja extinto.

Se preferir, pode substituir o amaciante por algumas gotinhas de essência e utilize a mistura também como um aromatizador de ambiente.

Como tirar cheiro de urina – Sugestão Número 3

Misture água e vinagre branco em uma bacia, na mesma proporção. Com uma esponja macia, vá aplicando a solução sobre o tapete ou carpete e, quando terminar, aplique água corrente sobre o tapete, de modo que seja retirada toda a solução aplicada na peça.

Posicione o tapete sobre uma superfície em que permita que a água escorra totalmente. Finalizar, deixando a peça secando na sombra para não desbotar as cores do tecido.

ATENÇÃO: Não aplicar esse método em tapetes de fibras naturais, somente em sintéticos.

Conheça nossa linha de tapetes 100% laváveis

Não existe receita melhor ou menos eficiente. O importante é que as dicas ajudem quem busca alternativas de como tirar o mau cheiro do tapete, a fim de tornar o ambiente mais limpo e agradável.

E você, conhece outra maneira mais eficiente para cuidar desse problema? Conte pra nós!