Ter um consultório médico agradável está atrelado a necessidade de colocar o paciente no centro do cuidado. Uma atenção que vem sendo abraçada pelos arquitetos, que são profissionais dedicados a estudar as melhores alternativas para a humanização dos ambientes da área da saúde. Além de decisões estruturais e decorativas para humanizar os espaços de tratamento, um dos nossos maiores desafios num espaço de saúde é fazer com que os pacientes se sintam como se estivessem em casa.

Na imagem, é possível ver a maca, as poltronas do atendimento e a decoração do ambiente - que possui um vidro separador entre a área de atendimento e exame, cores claras e vegetação.
Projeto desenvolvido pelo escritório Hao Arquitetura

De acordo com a arquiteta Carol Cadina, do escritório Hao Studio e responsável pela elaboração e acompanhamento do Unique Medical Center, a iluminação é um grande aliado ao trazer a sensação de familiaridade, para que os pacientes se sintam como se estivessem em casa dentro do consultório médico. “Quando pensamos na área de consulta, por exemplo, sempre optamos por uma iluminação quente, que traz a sensação de aconchego. Por outro lado, quando pensamos na área de exames, é importante ter uma iluminação funcional para que o profissional tenha a visibilidade necessária”, diz. 

Outro detalhe importante é que, além da parte técnica e estrutural, o arquiteto também é responsável por pensar nos detalhes como itens decorativos e as cores utilizadas nos ambientes. “A cromoterapia, um tema bem interessante dentro da área da saúde, diz respeito ao significado das cores. É por este motivo que nós [arquitetos] precisamos estar cientes com qual especialidade estaremos lidando, mas uma das formas que posso citar como exemplo é a utilização do verde das vegetações, seja em painéis, vasos ou peças soltas”, acrescenta. 

Arquitetura na área da saúde

A importância do arquiteto 

A contratação de um arquiteto com experiência na área faz com que todo o processo burocrático seja prático. “A parte mais complicada em projetos desse segmento está relacionada às normativas. Contratar um arquiteto que tenha especialidade nesse segmento vai facilitar na hora de estreitar e elaborar um projeto de acordo com a necessidade da clínica, dos profissionais e do próprio público”, conclui. 

Ouça o conteúdo completo no Fratelli Cast

Além de assistir ao vídeo, você pode conferir esse conteúdo no Fratelli Cast. O episódio está disponível no SpotifyApple Podcasts e demais plataformas de podcasts.