Irreverente é a palavra que define o Mula Preta, estúdio de design de produtos do Nordeste brasileiro, com peças reconhecidas e premiadas internacionalmente. À frente estão os sócios natalenses André Gurgel e Felipe Bezerra.

O regional mesclado com o global formam a essência das peças da dupla que acabou de inaugurar a primeira loja na famosa Alameda Gabriel Monteiro, em São Paulo. Como grande parte do público consumidor é da capital, nada mais justo que a cidade receber a loja.

Interior da loja inaugurada em São Paulo. Foto: Roberto Wagner

A nova loja, assim como as peças do estúdio, revelam a personalidade dos sócios, que está intrinsecamente ligada ao regionalismo. O projeto foi desenhado por Bezerra, que é arquiteto e comanda paralelamente um escritório de arquitetura. Ele inseriu vários elementos que remetem ao Nordeste: cactos, o xisto, que é rocha encontrada na região, entre outros. Tem até uma tapiocaria do lado de fora, uma “espécie de gentileza urbana para chamar as pessoas para conviverem ali”, detalha Gurgel.

“Nada mais justo e gratificante do que espalhar nossa cultura e mostrar que o leque é muito extenso no nordeste”, continua Gurgel.

Ele defende que por mais lúdicas que as peças possam ser, remetendo à geografia do estado e outros elementos, elas são carregadas de sofisticação. Exemplo é a poltrona Duna, peça que ganhou notoriedade até fora do país.

Poltrona Duna, do estúdio Mula Preta
Poltrona Mula Preta exposta na Maison Fratelli, em Maringá. Foto: Maison Fratelli

A poltrona foi desenhada sob a inspiração do formato orgânico das dunas que circundam Natal. É fabricada em madeira certificada, com acabamento em freijó, madeira tipicamente brasileira que apresenta nuances de cores das areias da região. Foi criada em 2013 e é ganhadora do prêmio A’ Design Award Gold – Good Design Chicago. 

Outro xodó é a poltrona Basquete. Ela é inspirada em uma simples bola de basquete. “Estávamos à procura de algo incomum e original, e então esta ideia interessante veio à nossa mente. Deformando uma bola de basquete poderia mudar a nossa perspectiva do ambiente em que vivemos. É fluida e orgânica e nos permite acomodar perfeitamente”, dizem os sócios.

Poltrona basquete, do estúdio Mula Preta
Poltrona Basquete. Foto: Henrique Padilha

O nome Mula Preta, num primeiro momento, pode chocar, mas logo é gravado em nossa mente, em razão da peculiaridade. É uma homenagem à música homônima do Reio do Baião, Luiz Gonzaga.

Começo

O relacionamento de Gurgel e Bezerra começou como cliente e fornecedor, há dez anos. De um lado Bezzera, como arquiteto, e do outro Gurgel com sua empresa na área de computação gráfica. O relacionamento os aproximou até que criaram o estúdio Mula Preta, em 2012.

Hoje Gurgel mora em São Paulo e Bezerra continua em Natal. Mas o processo criativo continua unido, já que ambos se veem com frequência. Há cerca de dois anos os amigos ganharam um sócio investidor e agora são três a frente do estúdio. Logo, logo, quem sabe serão quatro, já que Lucas, o primeiro filho de Gurgel, está a caminho.

Loja Mula Preta em São Paulo

Podcast com entrevista completa

Você pode conferir a entrevista completa com André Gurgel pelo Fratelli Cast. O episódio 13 está disponível no Spotify, Apple Podcasts e demais plataformas de podcasts.