Todo mundo que mora de aluguel já parou para pensar, em algum momento, se vale a pena investir no imóvel. Trocar o piso, comprar uma mesa que se encaixe naquele espaço ou até encomendar móveis planejados.

Pensando em ajudar esse público, a jornalista Jéssica Filla, enquanto ainda era uma estudante de designer de interiores, criou o perfil no Instagram @de.aluguel, que hoje conta com mais de 67 mil seguidores.

Desde 2017 ela cria conteúdo de qualidade sobre o assunto. São “achados” de produtos na internet, inspirações de projetos e várias dicas.

“Precisei mudar de cidade e resolvi alugar um apartamento. A partir disso comecei a procurar conteúdo sobre como decorar um alugado, porque eu não ia poder sair quebrando tudo ou colocando móvel planejado. E eu não encontrei nada interessante. Existiam algumas matérias, mas algo muito básico. Fiquei super frustrada. Cheguei a pensar que não dava pra morar de aluguel e ter uma casa arrumada. Foi aí que comecei o perfil De Aluguel”, lembra Jéssica.

A designer de interiores Jéssica Filla posa para a foto. Ela está apoiada em um balcão e ao fundo há uma mesa redonda com cadeiras amarelas. Vale a pena investir em alugado?
Foto: Arquivo pessoal

O perfil foi ganhando seguidores e o que era só um hobby se tornou o trabalho principal de Jéssica e abriu portas para surgir seu estúdio de design voltado para imóveis de aluguel.

A pergunta que Jéssica mais recebe é se vale a pena investir em um alugado. E a resposta é clara: sim, vale a pena!

“Óbvio que existem coisas que não valem a pena, mas tem muito mais coisas que valem a pena. Coisas muito simples que quando você faz, você sente a diferença na sua vida.  E você precisa se sentir bem onde mora, afinal, quanto tempo você vai passar ali?”, questiona Jéssica.

Ela dá alguns exemplos do que é vantajoso fazer no imóvel, como pintar a parede ou inserir um papel de parede; trocar o piso se ele te incomodar muito, entre outras alterações. A dica da designer é sempre tentar negociar com o proprietário. Mesmo que ele não queira pagar por aquilo, talvez ele desconte do aluguel aos poucos. O importante é tentar!

Uma revista com uma foto da designer de interiores Jéssica Filla e ao lado o símbolo do instagram dela, de aluguel. Vale a pena investir em alugado?
Foto: Arquivo pessoal

A designer ressalta que os móveis soltos são aliados importantes para quem tem um alugado. Segundo ela, muitos têm a ideia de que uma casa só fica bonita com móveis planejados, mas não é bem assim.

Quem se muda com frequência, precisa se atentar na hora de comprar os móveis. O sofá, por exemplo, não pode ser tão grande. O ideal é que tenha no máximo 2,20 metros, explica Jéssica. Também não dá para exagerar na cama. Geralmente os apartamentos suportam até o tamanho queen. Então o melhor é não investir em uma king, que é o maior tamanho disponível.

“As pessoas precisam olhar com carinho para seu alugado e só lembrar que o imóvel não é dela na hora de pagar o aluguel. Muitos pensam que só vão investir na casa quando for própria. Pode ser que essa realidade aconteça daqui um ano para alguns, daqui dez anos para outros ou nunca. Não sabemos o dia de amanhã. Por isso, olhe para o lugar que você mora hoje com mais amor”, finaliza Jéssica.

Você pode ouvir a entrevista completa com Jéssica Filla no Fratelli Cast. O episódio já está disponível no Spotify, Apple Podcasts e demais plataformas de podcasts.