O destaque da sala de jantar certamente está na mesa. São inúmeros formatos que, por sua vez, podem variar de acordo com a estética, dimensão ou necessidade tanto do ambiente como de quem usa. E por isso, as mesas redondas e ovais têm ganhado cada vez mais espaço nas casas dos brasileiros. Mas afinal de contas, por que optar por esses modelos? 

Segundo a arquiteta Adriana Mayumi, do escritório Amy Arquitetura, um dos motivos pela escolha da mesa redonda pode ter relação com a memória afetiva de cada um. “Esse estilo de mesa desperta inúmeras sensações, de estar em casa com os familiares, por exemplo. São modelos interessantes por serem funcionais, além de ter a possibilidade de usá-los em locais como grandes salões, pequenas sacadas ou até mesmo varandas”, completa. 

Mesa oval e redonda: por que optar por esses modelos?

Por outro lado, a mesa oval, que é muito similar à mesa retangular, se diferencia por ocupar menos espaço. “Ela é um modelo de mesa diferente do comum. Dificilmente você encontrará uma mesa oval em qualquer lugar, mesmo que hoje em dia seja um móvel querido entre os arquitetos. Mas quando você a vê em uma sala de jantar, por exemplo, percebe que ela eleva o nível de personalidade do ambiente”, destaca. 

Para a arquiteta, há uma forma bem prática de se pensar em como utilizar uma mesa redonda ou oval. “O lugar que você imaginaria uma retangular, funciona muito bem uma mesa oval. E se, por exemplo, você quiser colocá-la em uma sala em que todos os móveis são mais quadrados, a mesa oval vai ser o destaque do seu ambiente”, garante. 

Por sua vez, a mesa redonda, ainda de acordo com Mayumi, é a substituta da mesa quadrada. “No lugar que você utilizaria uma mesa quadrada, pode ser usada a mesa redonda. É importante saber que a mesa redonda traz a mesma percepção da mesa oval. Ela apresenta aquela leveza de se ter uma curva”, acrescenta. 

Luminárias 

A arquiteta destaca que, ao pensar na decoração do ambiente, precisa considerar o tipo de formato da sua mesa. “No caso da mesa oval, por exemplo, utiliza-se luminárias lineares, que tragam percepção de volumetria, ou seja, que seja mais linear do que radial”, diz. 

Para as mesas redondas, o ideal é a utilização de luminárias com eixos. “Esse eixo, que pode ser tanto central quanto lateral, fará a volumetria arredondada o que vai, consequentemente, completar o seu espaço e torná-lo bem mais interessante”, conclui.

Leia também

Ouça o conteúdo completo no Fratelli Cast

Além de assistir ao vídeo, você pode conferir esse conteúdo no Fratelli Cast. O episódio está disponível no SpotifyApple Podcasts e demais plataformas de podcasts.