Um bom atendimento depende tanto do profissionalismo do especialista, mas também tem relação com o ambiente que você está inserido. Por isso, no caso de clínicas e consultórios, a decoração deve ser muito bem planejada. 

Pode parecer bobagem, mas estudos apontam que o ambiente afeta o nosso modo de pensar e agir, refletindo até na saúde emocional e corporal. Assim, existem gatilhos na ambientação que ajudam tanto na recuperação quanto no humor dos pacientes. 

Antes de colocar a mão na massa e decorar a clínica ou consultório é preciso se atentar às normas vigentes. Tudo precisa estar de acordo com a legislação municipal, com as regras Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, levando em conta aspectos de acessibilidade para melhor comodidade de idosos, gestantes e pessoas com deficiência. 

Na hora de escolher os móveis, é preciso pensar no conforto do paciente, orienta a designer de interiores Andrielle Assis. 

“Para a decoração de um consultório de psicologia, por exemplo, é preciso pensar em móveis confortáveis e específicos com um divã e ainda em uma decoração que não distraia o paciente. Já a decoração de um consultório médico pode ter elementos diferentes, mas deve prezar pela higiene. Nesse caso é comum o uso de cores claras, principalmente o branco.

O mesmo acontece na decoração de um consultório dentário, onde é comum que os pisos e paredes sejam brancos para evidenciar a limpeza. Já os móveis podem ser contrastantes. Um consultório infantil já pode ser diferente. A decoração pode ser bem mais colorida, cheia de enfeites divertidos que ajudam a distrair as crianças”, comenta Andrielle.

Cores

Como a designer explicou, no caso de clínicas e consultórios preza-se muito pelas cores claras, mas tudo vai depender do ramo do negócio. Geralmente as paredes e pisos precisam ser em tons claros para expressar limpeza, mas o balcão, as poltronas e as decorações podem ter cores que vão gerar identidade para o local. 

Foto: Pixabay

Ergonomia

Outro fator importante na decoração de clínicas e consultórios é a ergonomia, ou seja, pensar no bem-estar do paciente. 

“A circulação e a funcionalidade precisam ser pensados por primeiro. Depois disso que partimos para a parte da mobília. Uma dica que dou é usar fórmica no lugar do MDF”, recomenda a designer de interiores.

Se você já tem a decoração da clínica pronta, mas acha que não está legal ou de acordo com o que a sua marca quer passar, não se preocupe. Nunca é tarde para mudar. Pequenos ajustes, como a própria decoração, podem transformar um ambiente.

Acompanhe o trabalho da designer de interiores Andrielle Assis pelo Instagram.

Confira alguns produtos da Fratelli House que podem ser utilizados na decoração da sua clínica ou consultório.

  1. Bandeja Redonda em Inox Espelhada
  2. Luminária de Mesa Decorativa Dourada
  3. Aparador Suporte para Livros – Gatos
  4. Bomboniere Potiche Tampa Cristal Mini Orfeo 18 cm