Tanto quanto a estrutura do imóvel e os móveis que serão inseridos nele, a iluminação é parte importantíssima de um projeto. Ela pode dar destaque ao ambiente e passar emoções que você queira provocar. 

Pensando nisso é que surgiu o Lighting Design, que é  o estudo da iluminação nos ambientes. Os profissionais analisam o ambiente, levando em conta tanto a iluminação natural quanto a artificial. Assim, conseguem projetar a iluminação ideal para o local, que pode ser funcional, decorativa ou de destaque ou ainda aliar todas elas.

Foto: Pinterest

Thiara Stivari Socolovithc é designer de interiores e professora de Lighting Design. Ela detalha qual o papel deste profissional.

“O  lighting designer é o profissional que compreende toda a iluminação de um espaço. Ele vai fazer a análise da iluminação natural e artificial e fazer o estudo dos móveis, das paredes, do teto, para conseguir ver como deve ser distribuída a iluminação.

Ele vai distribuir a iluminação não só colocando os pontos, mas vendo as cenas, quais luzes serão acesas, quais tipos de lâmpadas. Ele passa para o engenheiro elétrico quais são os pontos necessários”, explica Thiara.

Foto: Pinterest

Hoje em dia, percebemos que a iluminação está em bastante evidência. Segundo Thiara, isso acontece porque a iluminação se tornou algo mais acessível.

“Antigamente era muito caro. Hoje com a tecnologia, temos essa facilidade e é possível ter mais peças de iluminação. Esse ramo se desenvolveu muito nos últimos anos. Temos os materiais de LED que são mais práticos e consomem menos energia, por exemplo.”

De acordo com a designer de interiores, além dessa facilidade aos produtos, as pessoas notaram a importância da iluminação nos ambientes. Isso porque ela provoca sentimentos, sensações, seja pela cor da luz, do foco ou do tipo de objeto. A iluminação pode causar efeito de dramaticidade, conforto e vários outros no ambiente.

Foto: Pinterest

Tendência

A professora de Lighting Design conta que hoje a tendência na iluminação é enorme, já que existem diversas possibilidades e opções. Mas, uma delas é a iluminação embutida, onde há rasgos no gesso ou na parede que proporcionam uma iluminação indireta.

“A composição dos pontos de iluminação tem sido uma grande tendência. Por exemplo, em um projeto você pode ter luz indireta em um espaço, o foco em outro, e pontos de luz decorativa compondo um espaço de maneira que cada espaço é desenhado segundo uma intencionalidade”, exemplifica.

O mercado de Lighting Design está em crescimento. Muitos escritórios de arquitetura, lojas e pessoas que estão construindo ou reformando a casa estão procurando por esse profissional. Além de inserir a iluminação correta, ele pode, inclusive, auxiliar a deixar o projeto mais em conta, já que consegue determinar a quantidade necessária e os locais que precisam de pontos de iluminação. 

Foto: Pinterest/Revista Casa e Jardim