Quartos decorados são lindos e por que não ter um assim também? Esse é o ambiente da casa em que passamos mais tempo. Seja para dormir, ler, namorar ou ver um filme, esse espaço precisa ser aconchegante. 

Cor

Geralmente, nos deparamos com as paredes dos quartos na cor branca. No entanto, de acordo com a designer de interiores Malu Goraieb, essa não é uma regra. “Tem que ter a cor que mais te agrada. Se você trabalha em um local muito claro, por exemplo, quando chegar em casa vai preferir um local que não seja tão claro”, exemplifica. 

Assim, caso deseje mudar a cor, você pode pintar ou apostar no papel de parede. Nesse último caso, além da variedade de cores, há também desenhos e formas geométricas que podem agradar.

Quarto de hóspedes com tons verdes.
Quarto de hóspedes em tons verdes. Projeto: Malu Goraieb

Decoração

Segundo a designer de interiores, o quarto precisa sim ter decoração. Além do tradicional abajur, podem ser colocados porta-retratos, luminárias e até plantas. Tudo vai depender da sua personalidade.

Outro detalhe importante é a roupa de cama. “A gente pensa muitas vezes em não gastar com isso e deixar só o básico. Mas se o seu quarto já for básico, o ideal é optar por uma roupa de cama mais colorida, floral, geométrica ou com algum desenho. Isso vai dar vida ao ambiente”, recomenda Goraieb.

Quarto de criança com quadros na parede
Quadros podem ser usados para decorar e deixar o quarto mais aconchegante. Projeto: Malu Goaraieb

Móveis

Quando falamos de quarto, o ideal são os móveis planejados. Isso porque, segundo Goraieb, é a melhor maneira de organizar os pertences.

“Se você tem muito sapato, por exemplo, vamos optar por deixar um bom espaço só para sapatos. O legal do planejado é que você pensa na organização e na individualidade de cada um. Tem gente que gosta de deixar as roupas dobradas, então o ideal é investir em mais prateleiras. Quem prefere os cabides, vamos optar por espaços para os cabideiros”, indica.

Para quem tem espaço e gosta de organização, o closet pode ser uma boa pedida. Esse cômodo fica separado do quarto e geralmente é aberto, não há janelas ou portas.

Quarto de casal luxuoso no edifício Heritage, em Maringá
Quarto de casal luxuoso no edifício Heritage, em Maringá. Projeto: Malu Goaraieb

Quarto infantil

Quando o assunto é quarto infantil para bebês, devemos pensar no gosto dos pais. A partir dos 3 anos, a criança já demonstra suas preferências e é possível desenhar o quarto seguindo seu gosto.

“Em um dos projetos que fiz quem escolheu tudo foi o Oliver, de 3 anos. Ele gostava do Hulk e então colocamos o desenho na parede para agradá-lo. A mãe tinha a preocupação dele cair da cama, então fizemos uma cama tipo tatame, bem macia. Foi até engraçado, porque ele quem escolher o tecido”, recorda Goraieb.

Quarto de menino. Projeto: Malu Goraieb
Quarto de menino. Projeto: Malu Goraieb

Neste cômodo, a tendência é o estilo montessoriano, criado pela médica e pedagoga Maria Montessori. Segundo esse conceito, quanto mais liberdade a criança tiver, mais ela vai se desenvolver. Portanto, tudo é feito dando acesso à criança: a cama mais baixa, os objetos ao seu alcance, berços abertos. 

Tudo isso é pensado com segurança. Os móveis ou objetos não podem ter pontas cortantes ou quinas. 

Leia também

Ouça a entrevista completa com a designer de interiores Malu Goraieb abaixo ou no Fratelli Cast, disponível no Spotify e demais plataformas de podcasts.