O tapete tem sido considerado como um inimigo quando se trata de alergias respiratórias e asma. Aqueles que vivem com sintomas de asma ou alergias têm sido aconselhados a remover todos os tapetes da casa, isso porque muitos dos  modelos comumente usados agem como acumuladores de alérgenos. Acredita-se que isso aumente os sintomas dessas condições. Tais informações são comprovadas por um número respeitável de fontes e estudos científicos  que​​ aconselham a não utilização de tapetes nos ambientes, como forma de prevenção.

No entanto, nos últimos 20 anos, alguns estudos têm desafiado essa visão do tapete como um problema para a alergia e a asma. Enquanto alguns desses estudos são financiados e promovidos pela própria indústria de pisos, outros são de fontes científicas de renome e alguns sugerem que o carpete pode realmente ajudar pessoas com alergia e asma.

Os estudos indicam que não há relação entre tapetes e alergias respiratórias

via GIPHY

Vários estudos científicos de renome realizados entre 2000 e 2010 parecem contradizer a sabedoria convencional em relação ao tapete como material causador de problemas para aqueles que sofrem de asma ou alergias.

Um grande estudo de mais de 19.000 pessoas em 18 países diferentes foi realizado, e os resultados publicados em 2002 no Journal of Allergy e Clinical Immunology 110: 285-92. Além de vários países europeus, o estudo incluiu dados dos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Índia. O estudo analisou a associação entre características domésticas, como umidade, exposição ao mofo, níveis de ácaros e asma em adultos.

Seus resultados:

Tapetes e carpetes no quarto estavam relacionados a menos sintomas de asma e responsividade brônquica…. 

Em 2005, os resultados de um estudo realizado pela DAAB ( Sociedade Alemã de Alergia e Asma) foram publicados na revista alemã ALLERGIE konkret . O artigo descreveu as especificidades do estudo e destacou a mensagem de que o tapete melhora a qualidade do ar:

O resultado central do estudo é, no entanto, claro: em uma sala com piso descoberto, aumenta o risco de partículas finas mais suspensas no ar, enquanto o uso de tapetes minimiza esse risco.

A maioria das pessoas entende que o tapete contém alérgenos como poeira, pelos, etc. Mas, em vez de ser uma desvantagem, este estudo sugere que pode ser uma vantagem, especialmente para aqueles que são sensíveis a esses alérgenos. O argumento é que o tapete se agarra aos alérgenos e não os libera no ar, prendendo-os assim onde não podem ser inalados.

Tapetes Não Causam Asma ou Alergias

Um estudo mais recente publicado pelo toxicologista Dr. Mitchell W. Sauerhoff, Ph.D., DABT, intitulado “Carpet, Asthma and Allergies – Myth or Reality?” pesquisou estudos abrangendo investigações científicas realizadas em 8 países diferentes durante um período de 19 anos. Suas descobertas:

Em conclusão, com base na ciência disponível, tapetes não causam asma ou alergias e não aumentam a incidência ou gravidade dos sintomas de asma ou alergias. De fato, no que diz respeito à asma e alergias, vários estudos relataram menos alergia e sintomas de asma associados ao tapetes.

Não tão rápido….

Se você acha que esses estudos puseram de lado a crença de que o tapete é um material de revestimento ruim para quem sofre de alergias e asma, pense novamente. Em 2018, o NCBI (Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia), em um artigo publicado no Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública, realizou uma revisão exaustiva de 49 estudos separados publicados entre 1980 e 2017 sobre os efeitos do tapete dentro de casa e na qualidade do ar e sintomas de saúde. A maioria, embora não todos esses estudos, mostrou tanto um aumento da presença de alérgenos conhecidos em salas com tapetes, bem como uma maior incidência de sintomas de saúde, incluindo ataques de asma e alergias.

A maioria dos estudos parece encontrar correlação entre os tapetes e os resultados adversos da saúde, como infecções respiratórias, piora da asma e idade de início da asma.
Não encontramos evidências revisadas por pares que apoiem a noção de que os tapetes modernos agora não são problemáticos para o ambiente interno. Pelo contrário, a literatura sugere que o uso de tapetes está ligado ao aumento dos níveis de poeira interna, alérgenos e microorganismos, e associado ao aumento do risco de uma série de resultados de saúde, incluindo efeitos cognitivos leves, sintomas irritativos e asma.

Mas então, em quem acreditar?

A indústria de tapetes, frente a isso atuou desenvolvendo materiais modernos para tapetes, que não têm as mesmas características de desempenho que os tapetes mais antigos e, assim não representam mais os mesmos riscos para a saúde dos portadores de alergia e asma.

Novidade: Tapetes com tratamento antiácaro.

Selo Tapete Proteção Antiácaro

Com base nessas informações, a Tapetes São Carlos, líder em vendas e produção de tapetes na América Latina, desenvolveu uma nova tecnologia: fios Roselan®. Durante a confecção dos tapetes, os fios recebem o tratamento antiácaro durante a sua fabricação, garantindo a eficácia da proteção durante toda a vida útil do tapete e  a saúde da sua família.   Assim, há consideráveis ​​benefícios em ter o tapete como revestimento de piso, incluindo sua capacidade de abafar o som, melhorar o isolamento térmico de uma superfície e promover o amortecimento, evitando maiores ferimento causados ​​por quedas.  

A limpeza do tapete é essencial

A limpeza do tapete é essencial

Naturalmente, é necessário uma rotina de limpeza para uma melhor manutenção do seu tapete e evitar assim os malefícios de um ambiente carregado de impurezas. A limpeza regular e completa do tapete é essencial, para a remoção completa  desses alérgenos do ambiente.
Comece com um aspirador, mas não descarte a utilização de serviços especializados de limpeza, para que assim se permita um ambiente agradável, limpo e com todo o aconchego que um tapete permite.

Fonte: The Spruce