O efeito de cimento queimado, que pode ser utilizado em bancadas, paredes ou pisos, retrata bem o estilo urbano, já que tem uma aparência ‘inacabada’, mas que mesmo assim é sofisticada e contemporânea. Inclusive, a força visual desse toque de cinza deixa as decorações cheias de personalidade e muito mais interessantes. 

A utilização desse tipo de revestimento pode combinar muito bem com qualquer ambiente, basta o arquiteto decidir quais outros elementos podem ser utilizados para realçar a decoração. De acordo com a arquiteta Rafaella Lanfranchi , que comanda o Studio AR8 ao lado da sócia e arquiteta Adriana Oliveira, é necessário compreender a importância de entender o que é o verdadeiro cimento queimado e quais são os efeitos decorativos, ou seja, os materiais que passam a mesma ideia.

O verdadeiro cimento queimado

O cimento queimado consiste em cimento, areia, água e aditivos, podendo ser aplicado em pisos, paredes e bancadas.

A queima da argamassa acontece ainda úmida, passando pelo processo de alisamento do pó. Depois do pó devidamente espalhado com uma desempenadeira, o aspecto fica nivelado e brilhante. “O processo de alisamento é o que vai dar toda a característica das manchas, justamente para não ficar com uma cor homogênea. Quando vemos as partes mais escuras e mais claras, entendemos que é por causa dessa aplicação”, diz a arquiteta Rafaella Lanfranchi.

Ouça o conteúdo completo no Fratelli Cast

Além de assistir ao vídeo, você pode conferir esse conteúdo no Fratelli Cast. O episódio está disponível no SpotifyApple Podcasts e demais plataformas de podcasts.