Seu gosto vale muito na hora de vestir os estofados. Mas isso só não basta. Avaliar o ambientes ao qual o tecido se destina é fundamental para acertar o tipo de pano, a cor, a estampa e o uso, ou não de capas. Saiba a seguir quais são as melhores opções para as salas mais formais, para as usadas por crianças e bichos de estimação e também para as que têm função de home-theater.

Living para receber as visitas

Salas de uso moderado, que estão sempre impecáveis e prontas para receber os convidados, têm portas abertas aos tecidos luxuosos. Como aqui não é comum se estirar no sofá e o risco de manchas é bem menor do que em ambientes usados por crianças, a beleza do revestimento pode contar mais do que sua resistência. Esses são espaços ideais para receber a delicada seda, que deve ser dublada para ficar mais resistente. Impermeabilizar a seda é mais um cuidado importante. O tratamento deve ser solicitado à loja e feito antes da instalação. Para quem aposta em uma decoração mais glamourosa, toda a gama de veludo é válida. Linho e camurça sintética também fazem parte dessa seleção. Já se a preferência for por algo alternativo, vale conferir os tecidos ecológicos dublados feitos por sacos de café. São belíssimos e ainda se pode personalizá-los com bordados sob encomenda.

Sofá revestido por linho
O linho é uma ótima opção para quem quer glamour na sala de estar.

O conforto na sala de TV

Nada melhor do que se esparramar no sofá para curtir um bom filme ou mesmo a programação normal da TV. Por isso, a escolha do tecido do home theater deve partir do conforto que a trama e os fios oferecem. Descarte todos os que provocam calor, como couro sintético e microfibra. Evite também os que pinicam. A lã fria, por exemplo, é linda, mas desagradável ao tato. Em home theaters, as melhores opções são tecidos gostosos de tocar e fáceis de limpar: camurça sintética, veludo, algodão, sarja peletizada, chino e linho – esse último, sempre impermeabilizado. A lona de caminhão é outra boa pedida, no entanto, para seu melhor caimento, é preciso que o estofado tenha uma estrutura firme. Com todos esses tipos, é possível confeccionar práticas capas, que podem ser lavadas em casa. Nesse caso, certifique-se de que o tecido é pré encolhido e não corre o risco de encolhimento após a primeira lavagem.

Sofá revestido por camurça sintética
Para quem gosta de passar tempo na sala de estar, tecidos leves como a camurça são recomendados para maior conforto.

Para crianças e bichos

As garras dos bichanos e o senta e pula dos pequenos, sem falar nas mãozinhas sujas de chocolate e respingos de sucos e refrigerantes. Só mesmo tecidos fortes e encorpados para resistir ao dia a dia das salas abertas às crianças e aos animais de estimação. Capas, sem dúvida, são uma mão na roda – mas devem ser de tecido impermeabilizado. A cor escura também é outra boa sacada para driblar a sujeira. Panos de trama bem fechada são as escolhas mais encomendadas. Entre eles destacam-se camurça, camurça sintética, algodão, mistos de algodão e linho, Sunbrella – tecido 100% acrílico -, sarja, linho e toda a gama de fibras sintéticas. Já para enfrentar as unhas dos gatos e eventuais xixis dos cachorros, o melhor é lona de caminhão, couro e neoprene.

Sofá revestido por couro
Para sofás que necessitam de maior resistência, utilize tecidos mais fortes, como o couro!

O sucesso dos digitalizados

Ter uma estampa exclusiva é a grande vantagem dos tecidos digitalizados. Algumas lojas já possuem em suas coleções revestimentos com padronagens que lembram fotografia. Mas muita gente está preferindo encomendar seus próprios desenhos, que podem ser fotos pessoais ou a imagem da obra de arte preferida. Para tanto, é só levar o tecido e o tema a empresas de impressão digital. Sarja, cetim grosso dublado, micro fibra peletizada, camurça, couro sintético e lona, sempre brancos, são as melhores opções. “São tecidos rústicos, que respondem bem ao processo. Mesmo assim, teste a impressão numa amostra, pois pode acontecer de o tecido ter uma baixar absorção de tinta.

Poltrona com tecido estampado
Uma opção para quem quer a casa mostrando sua identidade, as estampas personalizadas são uma opção.

Como e quando usar cores e estampas

Regras não existem. O que vale é a personalidade do dono da casa. Mesmo assim, é bom saber que o sofá é a peça protagonista e, portanto, a que mais chama a atenção. Em espaços amplos, de arquitetura clean, um colorido forte ou uma estampa vistosa não comprometem o conjunto da decoração. Já num ambiente pequeno, tais escolhas deixarão o living ainda menor. Para não errar, melhor seguir a fórmula clássica: sofá de tom neutro e poltronas e almofadas coloridas. Mas, se quiser sair do comum e inverter essa combinação, o segredo do sucesso é usar cores e estampas em equilíbrio. Contrastes também tem um bom resultado. Os casamentos a seguir já foram testados e aprovados: roxo com verde, marrom com verde, e marrom com turquesa. Outra boa aposta é mesclar tecidos de texturas diferentes entre sofás e poltronas. O importante nisso tudo é saber que toda cor, inclusive o branco, sofre desbotamento com a incidência do sol. Para proteger os estofados, as cortinas são fundamentais

Sala de estar com detalhes coloridos
As cores da sala de estar podem ser protagonistas ou apenas complementos! De todo modo, são sempre uma boa ideia!