Uma casa harmônica é tudo de bom. Só que não é nada fácil decorar e dispor os objetos nos ambientes de forma que fiquem combinando e agradável. Por isso, a designer de interiores Jéssica Berlim vai explicar 9 erros de decoração que geralmente ocorrem e que você não pode cometer. Confira!
- Falta de manutenção de objeto
Ao longo do tempo, muitos itens de decoração vão se desgastando. Por isso, é preciso estar atento e fazer os reparos necessários. Jéssica orienta a fazer uma lista dos consertos que precisam ser feitos, como consertar o sofá rasgado, mandar arrumar aquele quadro que a moldura está descascada, entre outros. Começando por esses detalhes, recomenda a designer, sua casa já terá um ar muito mais agradável.

- Falta de planejamento
De acordo com a designer, o erro mais comum na hora de decorar é comprar várias coisas e sair distribuindo na casa. Ela recomenda que uma decoração bem feita necessita de planejamento. É preciso contabilizar quantos itens você precisa, as cores e saber onde serão inseridos para só depois comprar e não ter medo de se arrepender ou não ter onde colocar determinada peça.
- Não checar medidas
Outro erro bastante comum, alerta Jéssica, é comprar móveis e peças decorativas sem medir o tamanho do cômodo. Consequência: o móvel não vai ficar bem posicionado e ainda vai sobrecarregar o ambiente. O espaço só vai ser leve e harmônico se você dispor os objetos da forma correta, pensando também na circulação das pessoas. É importante que a pessoa possa andar no cômodo sem ficar batendo nos objetos.
- Não seguir estilo que já predomina no ambiente
A designer lembra que os itens que estão em um ambiente devem conversar entre si, ou seja, seguir um estilo. Jéssica diz que é possível misturar alguns estilos, mas é preciso tomar cuidado para que não fique desarmônico. Estampas e cores que não se complementam não devem ficar juntas. Excesso de informação gera poluição no ambiente.
- Má escolha das cores
A designer ressalta que cores neutras deixam ambientes elegantes, mas é preciso tomar cuidado para não ficar muito monótono. O contrário também é verídico, alerta. Cores muito fortes ou mistura de cores podem deixar o ambiente carregado.

- Excesso
Acúmulo de objetos em uma casa, especialmente quando ela é nova e a família acabou de se mudar, acontece muito, diz a designer. Na ansiedade da mudança, as pessoas saem comprando tudo sem planejar. Aí a dica é evitar o excesso, que deixa o ambiente carregado e sem harmônia.
- Não pensar na iluminação
Hoje em dia, a iluminação é um item que está em destaque na hora de pensar em decorar uma casa. Mas nem todos se lembram desta parte, achando que a iluminação não tem importância. Jéssica alerta que a iluminação é sim parte fundamental em uma casa, já que pode valorizar o ambiente ou anulá-lo.

- Tomadas demais
A designer relata que muitas casas têm tomadas em excesso. Na hora de decorar, isso é prejudicial, porque elas ficam aparecendo e na verdade não serão necessárias. Por isso, é importante listar quantos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos serão utilizados e pensar onde serão usados para não serem colocadas tomadas demais.

- Muitos furos nas paredes
Antes de fazer qualquer furo na parede, pense se será lá mesmo que você vai pendurar o quadro ou o item decorativo. Muitas pessoas furam a parede e depois se arrependem, diz a designer. A chave, finaliza ela, é planejamento em tudo!
Acompanhe o trabalho da designer de interiores Jéssica Berlim pelo Facebook.