Aprenda como tirar o cheiro de urina do tapete:
Sabe quando seu melhor amigo insiste em urinar onde não deve, ora porque você estava ausente ou por teimosia mesmo. A urina penetra no tapete e deixa aquele cheirinho horrível no ambiente, é aí que as relações se abalam!
Você dá uma dura, e ele todo arrependido, faz aquela carinha de dó, você se derrete e perdoa. Mas o feito está lá, e sabemos que o cheirinho não fica nada agradável, e agora, o que fazer?
Vamos lá, nós da Fratelli House preparamos um guia de como agir nesses casos.
O local afetado geralmente é pequeno, mas o efeito é grandioso. E então, como proceder nessa hora, e limpar o tapete sem que você estrague o produto.
A limpeza deve ser perfeita, pois o local da urina pode se tornar uma referência para o animal. Caso sobrem resquícios o animal pode retornar ao local, e, a área afetada do tapete vai gradativamente se tornando maior, à medida que a urina penetra.
Quando seu animal sofre um acidente, é especialmente importante remover o máximo possível da urina. A melhor maneira de fazer isso é colocar uma toalha absorvente grossa (eu recomendo uma toalha de praia dobrada várias vezes) na área e aplicar pressão para baixo.
Geralmente, é melhor ficar sobre a toalha para criar o máximo de pressão e permitir que a toalha aumente a umidade, puxando-a de baixo das fibras do tapete. Repita esse processo usando um pedaço de toalha até que não haja mais transferência de umidade para a toalha.
Se o xixi veio de um animal grande, como um Golden Retriever (como é o caso do meu melhor amigo), então você provavelmente precisará de 2 ou 3 toalhas.
Quando a urina seca deixa bactérias e sais úricos. As bactérias se proliferam e crescem quando há umidade presente (é por isso que o cheiro de urina sempre volta em dias úmidos ou chuvosos) e exalam um cheiro forte, e convenhamos, isso é terrível!
As bactérias se proliferam na umidade, é por isso que o cheiro de urina sempre volta em dias úmidos
Afinal, seu local de descanso e aconchego com cheiro de urina, isto é muito desagradável. Mas muitos donos de animais não sabem disso, que os sais úricos em conjunto com a umidade liberam gases e tornam o ambiente um lugar horrível.
Para urinas antigas ou que já secaram:
Se a mancha tiver secado parcialmente ou totalmente, o primeiro passo é tentar reidratar a urina e extraí-la do carpete. Isso é feito da melhor maneira misturando 2 xícaras de água morna e 1 xícara de vinagre branco e despejando sobre o tapete afetado.
Feito o primeiro passo, coloque uma toalha de papel sobre a área, e friccione até a completa absorção. Use quantos papéis toalhas forem necessários, repetindo o processo até que você não consiga mais detectar a transferência de umidade para a toalha.
Este passo só vale a pena se o animal tiver urinado na área uma ou duas vezes.
Se o animal tiver visitado a área regularmente, é provável que a urina tenha penetrado nas fibras ou atravessado o tapete. É possível que você não remova 100% da urina, se o seu caso for esse, recomendamos a dica a seguir.
Se o seu caso, é aquele em que repetidas vezes o seu animalzinho de estimação urina onde não deve, ou se ele gosta tanto do tapete que confunde com o seu banheiro, só a limpeza superficial não resolverá.
A limpeza para remoção do mau odor do seu tapete ou carpete pode ser realizada com produtos misturados na água ou a seco.
Independentemente do método escolhido, o 1º passo é retirar toda a poeira acumulada no tecido. Sem as migalhas, pelos de animais e resíduos mais graúdos, a higienização se intensifica e atinge toda superfície do tecido.
Você pode fazer esse processo com um aspirador de pó ou usar um pente duro para passar em toda a peça, pois assim remove o máximo de sujeira acumulada. Os tapetes que podem ser retirados de dentro de casa, é recomendado que sejam deixados um tempo sob o sol para que qualquer umidade restante seja eliminada.
A ação da luz natural também ajuda a amenizar o mau cheiro antes da limpeza mais profunda.
Com o tapete livre de poeira, você pode optar por aplicar produtos prontos e específicos para a limpeza de tapetes. Nesse caso, basta seguir as orientações do rótulo e tomar cuidado para que a peça esteja totalmente seca antes de voltar a usá-la.
Por outro lado, você pode utilizar receitas caseiras que também são eficientes nesse processo.
Vale destacar que o bicarbonato sozinho já é suficiente para remover o mau odor do tapete; no entanto, com a fragrância você ainda deixa um cheirinho agradável na peça.
Em um recipiente grande, misture:
Coloque em um recipiente de spray e passe por todo o tapete ou carpete e deixe agir até que o mau odor seja extinto.
Se preferir, pode substituir o amaciante por algumas gotinhas de essência e utilize a mistura também como um aromatizador de ambiente.
Misture água e vinagre branco em uma bacia, na mesma proporção. Com uma esponja macia, vá aplicando a solução sobre o tapete ou carpete e, quando terminar, aplique água corrente sobre o tapete, de modo que seja retirada toda a solução aplicada na peça.
Posicione o tapete sobre uma superfície em que permita que a água escorra totalmente. Finalizar, deixando a peça secando na sombra para não desbotar as cores do tecido.
ATENÇÃO: Não aplicar esse método em tapetes de fibras naturais, somente em sintéticos.
Conheça nossa linha de tapetes 100% laváveis
Não existe receita melhor ou menos eficiente. O importante é que as dicas ajudem quem busca alternativas de como tirar o mau cheiro do tapete, a fim de tornar o ambiente mais limpo e agradável.
E você, conhece outra maneira mais eficiente para cuidar desse problema? Conte pra nós!
https://www.youtube.com/watch?v=dFlanzRXiQA Introdução Tivemos a honra de receber aqui na Fratelli a visita ilustre dos renomados…
Introdução Hoje nós vamos falar sobre as tendências para 2024 na arquitetura e decoração de…
Convidamos a Arquiteta Camila Sagrillo, da Sagrillo Arquitetura para falar sobre poltronas! Confira as dicas…
Encontre banquetas ideais para sua bancada: conforto, estilo e praticidade. Transforme sua cozinha com as…
Explorando o Encanto de Peach Fuzz: A Cor Pantone que Cativa em 2024 Vamos explorar…
A escolha do mobiliário pode ser determinante para a atmosfera de qualquer ambiente. Um detalhe…