Ao conhecer os clientes, a arquiteta Evelyse Bianco logo de cara já percebeu o estilo deles: extremamente clássicos. Com essa perspectiva, ela elaborou o projeto arquitetônico e de interiores de uma clínica odontológica na Zona 5, em Maringá.
A clínica do dentista Ricardo Contessoto é composta por recepção, lavabo da recepção, salas de atendimento do dentista, escritório, laboratório de próteses e toda a área para funcionários: copa, banheiro e ainda a parte de lavagem e esterilização de equipamentos.
“O objetivo do cliente era ter um espaço aconchegante para os pacientes e que esse espaço mostrasse o estilo clássico que ele aprecia. Outro intuito era que os pacientes se auto fotografassem no ambiente. E isso já está acontecendo, os pacientes tiram self na recepção porque acham o ambiente muito bonito”, detalha Evelyse.
Para conseguir traduzir todos os anseios do dentista, a arquiteta vivenciou o dia a dia da clínica e entendeu a real necessidade do profissional, já que ele estava migrando de um espaço locado para um próprio.
E foi isso que aconteceu. Projeto pronto e tudo aprovado. “Não teve alteração, eles gostaram muito. Foi muito prazeroso porque eu consegui compreender e transmitir o que queriam. O sonho do cliente se tornou realidade”, comenta, com orgulho, a arquiteta.
Tons neutros
Por se tratar de uma clínica odontológica, as cores neutras predominaram para proporcionar a sensação de leveza e limpeza que um consultório exige.
“O branco fica aparente, mas não é a cor principal. Utilizamos um tom off que contrasta com o piso que lembra o mármore, e também com os papéis de parede. Trabalhamos muito a iluminação. Por ser uma área odontológica, precisamos da iluminação muito aparente e principalmente por funcionalidade para o profissionais”, detalha Evelyse.
Aconchego
Ao terminar a avaliação, o paciente é direcionado para o escritório. O local precisa ser aconchegante para acolhê-lo. Para gerar esse efeito, a arquiteta usou tons amadeirados e o veludo em mobiliários.
Na recepção, um único revestimento predominou no piso, bancada de atendimento e painel de comunicação visual: um porcelanato com veios bem marcantes, que trazem tons terrosos e dourados, lembrando o mármore. Para compor o painel, entra mais uma vez a madeira para gerar a sensação de conforto. Desta vez, foi a lâmina da madeira bruta de jequitibá.
“Como os pacientes ficam um certo tempo aguardando atendimento, é essencial que eles se sintam confortáveis no ambiente”, ressalta Evelyse.
Como a intenção era que o projeto fosse do início ao fim no estilo clássico, a arquiteta inseriu boiseries – um tipo de moldura de parede. As poltronas também sugerem o clássico por meio do capitonê, além da iluminação gold e do estilo dos lustres.
Contraponto
Depois de bastante tons brancos, no banheiro a arquiteta optou por um contraponto: utilizou tons mais escuros. O porcelanato da bancada e do piso em marrom e muitos espelhos bisotês com molduras também escuras.
“Por mais que empregássemos uma cor mais escura no banheiro, demos continuidade ao estilo clássico por meios dos espelhos e demais elementos”, finaliza a arquiteta.
Acompanhe o trabalho da arquiteta Evelyse Bianco pelo Instagram.