A madeira é um dos materiais mais sustentáveis da construção civil, além de agregar valor, versatilidade, requinte, personalidade e qualidade sensorial aos projetos. Apaixonada pelo uso do material, a arquiteta Heloísa Bordin, em um de seus últimos trabalhos, elaborou um projeto para dois jovens recém-casados, contemporâneos e sociáveis, que tinham o desejo de acrescentar praticidade e funcionalidade em seu apartamento.
Com a utilização de cores neutras, pensadas para dar amplitude e continuidade na área comum do apartamento, a madeira, em material MDF, foi utilizada em pontos específicos. “A madeira foi usada para aproveitar e destacar pontos de pilares aparentes e recuos na parede, tornando-o mais bonito”, acrescentou a arquiteta.
Heloísa ressalta que a madeira tem múltiplas vantagens devido ao desempenho físico-mecânico. “Além de proporcionar conforto acústico e térmico, ela nos trás a sensação de aconchego, modernidade e rusticidade”, diz.
É importante ressaltar que há opções práticas para o uso da madeira na arquitetura. Segundo a arquiteta, a madeira laminada colada é constituída pela colagem de vários filamentos de madeira, um por cima do outro.
“Como são bem flexíveis, geralmente são moldados com curvas. Por ser um material de alta resistência, a madeira laminada é muito usada como elemento estrutural”, ressalta.
Para Bordin, o MDF ganha muito mercado devido ao seu custo-benefício, que costuma ser mais interessante que o da madeira propriamente dita, em função da durabilidade e da manutenção. O MDF é mais uniforme, tem menos chance de empenar e é geralmente utilizado em ambientes internos.
A madeira natural legalizada, por sua vez, possui importância primordial quando se fala em versatilidade, diversidade, propriedades estéticas e conforto. “A madeira natural é mais cara, tem mais resistência a água e, por este motivo, podemos utilizá-la em ambientes rústicos e externos. Por ter um visual muito democrático, os clientes acabam adorando a sensação e a estética que ela proporciona ao ambiente”, complementa.
Um dos grandes desafios é o de encontrar mão-de-obra especializada, já que existem técnicas e conhecimentos específicos. As especificidades de cada material também se torna primordial para conservar o ambiente. Para Bordin, os cuidados devem ser duplicados. “Se for madeira natural, é importante manter o cuidado e conservação ao longo do tempo. Se for o MDF, é bom redobrar os cuidados com a água”, conclui.
Acompanhe o trabalho da arquiteta Heloísa Bordin pelo Instagram.
https://www.youtube.com/watch?v=dFlanzRXiQA Introdução Tivemos a honra de receber aqui na Fratelli a visita ilustre dos renomados…
Introdução Hoje nós vamos falar sobre as tendências para 2024 na arquitetura e decoração de…
Convidamos a Arquiteta Camila Sagrillo, da Sagrillo Arquitetura para falar sobre poltronas! Confira as dicas…
Encontre banquetas ideais para sua bancada: conforto, estilo e praticidade. Transforme sua cozinha com as…
Explorando o Encanto de Peach Fuzz: A Cor Pantone que Cativa em 2024 Vamos explorar…
A escolha do mobiliário pode ser determinante para a atmosfera de qualquer ambiente. Um detalhe…