O revestimento na cozinha tem a função de proteger e dar acabamento além de, claro, deixar o espaço ainda mais bonito. Por ser um espaço com áreas que sujam com mais frequência, já que estão próximas ao fogão e bancada da pia, alguns revestimentos são necessários para que tenha mais facilidade na hora da limpeza. 

De acordo com o engenheiro civil Mateus Garcia, do escritório Garcia Engenharia e Arquitetura, antigamente era comum utilizar revestimentos em todas as paredes da cozinha. “Com a alta dos preços, as coisas mudaram e passaram a aplicar revestimentos somente onde era necessário”, diz.

Revestimento na área gourmet

Enquanto os revestimentos utilizados na cozinha costumam ser o porcelanato e cerâmica, que possuem um bom custo-benefício, é comum o revestimento 3D ser escolhido para a área gourmet. “Outra opção além do 3D seria a utilização da madeira para a área gourmet, por ser um produto com boa durabilidade e super charmoso”, recomenda.

O revestimento é caro?

Para Garcia, o revestimento costuma ser o segundo item de obra mais caro, ficando atrás apenas do móvel planejado. “Por isso é tão importante fazer um planejamento antes de qualquer reforma ou construção. Com um planejamento bem feito, pode ser que você consiga economizar e pagar toda a sua cozinha sem se preocupar”, conclui. 

Revestimento na cozinha: saiba o que fazer

Leia também