Com tantas possibilidades, os revestimentos podem funcionar como acessórios decorativos de um projeto arquitetônico. Os arquitetos, por exemplo, podem criar soluções de maneira original a partir de diferentes materiais, explorando texturas aparentes e ousando em formatos buscados na natureza como, por exemplo, o hexagonal.
Em um de seus últimos trabalhos, a arquiteta Larissa Dias, do escritório Dias Arquitetura e Interiores, projetou o interior da residência de um jovem casal recém-casado que, em conversa com a profissional, demonstrou interesse em manter o tom clean no ambiente.
Para a arquiteta, o uso de texturas, quando utilizado em um ambiente neutro, pode influenciar de maneira positiva a experiência das pessoas. “As texturas ajudam a fugir da invariabilidade de tons quando trabalhamos com esse estilo”, diz.
No interior da residência, seguindo a funcionalidade como característica principal, os móveis escolhidos foram de linhas retas e cores neutras, de forma a não sobrecarregar e nem causar poluição visual no ambiente.
Neste sentido, o revestimento se torna um grande aliado. “No hall, por exemplo, utilizamos revestimento da Castellato com textura 3D, que tem toda uma versatilidade e é capaz de valorizar qualquer estilo de decoração. Já o porcelanato marmorizado utilizado na parede e nas bancadas da cozinha traz sofisticação e modernidade, sem contar que a textura está sempre em alta”, ressalta Dias.
De acordo com a arquiteta, a residência conta com janelas e portas bem amplas, que trazem bastante incidência solar durante o dia e garantem uma boa ventilação. Por este motivo, o intuito era causar uma boa surpresa para os visitantes, valorizando a iluminação e a decoração do ambiente. “Procuramos revestir todas as paredes, sem exceção, com painéis laqueados ou algum outro objeto decorativo. Também optamos por utilizar prateleiras, quadros modernos, espelhos e vidros, para dar mais vida e personalidade ao ambiente”, acrescenta.
Iluminação
Segundo Dias, para que não fugisse da proposta, e também a pedido do casal, as cores se mantiveram na cor fria. “A iluminação precisaria complementar a decoração e manter a ideia de leveza, conforto e amplitude do espaço, por isso preferimos manter o gesso sem desníveis e utilizamos perfis de led para delimitar ou dar continuidade aos espaços. Os spots com iluminação direta e focal foram para destacar os objetos e o painel de decoração”, conclui.
Acompanhe o trabalho da arquiteta Larissa Dias pelo Instagram.
https://www.youtube.com/watch?v=dFlanzRXiQA Introdução Tivemos a honra de receber aqui na Fratelli a visita ilustre dos renomados…
Introdução Hoje nós vamos falar sobre as tendências para 2024 na arquitetura e decoração de…
Convidamos a Arquiteta Camila Sagrillo, da Sagrillo Arquitetura para falar sobre poltronas! Confira as dicas…
Encontre banquetas ideais para sua bancada: conforto, estilo e praticidade. Transforme sua cozinha com as…
Explorando o Encanto de Peach Fuzz: A Cor Pantone que Cativa em 2024 Vamos explorar…
A escolha do mobiliário pode ser determinante para a atmosfera de qualquer ambiente. Um detalhe…