O charme do mundo urbano dentro de casa. Esse é o estilo industrial: texturas aparentes, como cimento e tijolo, se misturam com a delicadeza e sofisticação das decorações modernas.

O estilo industrial se tornou tendência nos últimos anos por ser bonito, simples e elegante. A moda nasceu nos galpões industriais que foram transformados em lofts residenciais. Encanamentos, vigas e fios aparentes são características deste estilo.

Um casal de jovens de Maringá que é adepto a essa tendência resolveu inseri-la em seu quarto. O projeto foi desenvolvido pela designer de interiores Bianca Zucoli e pela arquiteta Heloisa Aldigueri, da Rhode Arquitetura e Interiores.

“O casal gostava muito do efeito de cimento queimado, tons de cinza e estilo industrial, sem deixar de lado o conforto. O design, acima de tudo, precisa ser funcional”, ressaltam as profissionais.

Quarto de casal com parede de tijolinho com dois quadros pendurados. Cabeceira em madeira cinza. Criado mudo de madeira. Cama com travesseiros e coberta. Luminária moderna. Tudo em estilo industrial.
Paleta de cores monocromática contrasta com o revestimento em tijolinhos. Projeto: Rhode Arquitetura

Atendendo ao pedido do casal, Bianca e Heloisa optaram por uma paleta mais acinzentada e tons mais neutros. Elas explicam que foi uma escolha assertiva porque os tons, texturas e revestimentos mais monocromáticos proporcionam atemporalidade ao projeto e também fogem das tendências passageiras.

Partindo da pegada industrial, as profissionais incluíram no projeto o revestimento rústico e natural de tijolinho.

“É um ponto de destaque no projeto que equilibra com a paleta mais neutra de todo o ambiente e também promove a sensação de aconchego. O revestimento trouxe personalidade para a suíte. O detalhe na cabeceira é para combinar com o painel da TV e a iluminação embutida valoriza a superfície do tijolinho”, explicam.

Quarto de casal com tons monocromáticos. Cama, guarda-roupa aberto mostrando roupas, parede cinza em frente à cama com televisão e prateleira. Projeto com estilo industrial.
O mobiliário também seguiu o estilo industrial, mas sem ‘carregar’ o projeto. Projeto: Rhode Arquitetura

Iluminação acolhedora

A iluminação é outro ponto alto do projeto. O jogo de luzes valorizaram as texturas escolhidas pelas profissionais e ao mesmo tempo criaram uma atmosfera intimista e acolhedora.

“Trabalhamos com os rasgos de luz no gesso e evidenciamos novamente o estilo industrial nos spots de trilho e no pendente ao lado da cama”, detalham.

O mobiliário também seguiu o estilo industrial com a mescla da madeira no criado-mudo, o MDF cinza e o roupeiro em espelho fumê. O resultado, finalizam as profissionais, “foi um ambiente autêntico, aconchegante e atemporal.”

Acompanhe o trabalho da Rhode Arquitetura pelo Instagram.