Para começar, vamos deixar claro que esse post não é um indicativo de regras do que é certo ou errado na decoração. Na verdade, no quesito decoração não existe o certo e errado, afinal seria muita ousadia entrar na casa de uma pessoa e dizer que o jeito que ela coloca os quadros na parede está errado? A casa é dela, a parede é dela e ela faz o que quiser, ok?
É fato que atualmente existem milhares de dicas de otimização de espaços, de iluminação e tudo mais. Profissionais da área, como decoradores e arquitetos são muito importantes e devem ser valorizados, mas não é correto tentar impor o que é certo e errado, mas sim, permitir que as pessoas coloquem seu gosto pessoal, quando lhes convier.
Na hora de decorar, é quase impossível não querermos inserir objetos de nossa vida pessoal, mas muitas vezes esses objetos já são considerados “bregas”, antigos de mais para as casas modernas com linhas retas e duras. Alguns exemplos são os anões de jardim, as samambaias e as toalhinhas de crochê! Mas será mesmo que há algo certo ou errado para a decoração? Muitas vezes o certo e o errado nesse momento são tão subjetivos quanto complementares! Vamos lá, explorar o mundo do “brega” e ver que nada é brega quando bem utilizado!
Usada até a exaustão nas décadas de 1960 até 1980, não é raro encontrarmos alguém que tenha convivido com algum familiar que tinha a planta como parte da decoração. Entretanto, hoje em dia, será que usar elas pode ser positivo na sua decoração? Há quem diga que não existe planta feia e sim sua utilização, principalmente no caso da samambaia, uma vez que ela cria um ambiente tropical e é parte da memória afetiva de muitas pessoas. Uma dica, para quem quer voltar a utilizar, é deixar de lado os vasos antigos, normalmente pendurados na parede e apostar em versões mais atuais, como os vasos geométricos e os cachepôs com decorações mais despojadas.
A samambaia é uma planta de clima tropical e cresce nas florestas, principalmente, nas regiões úmidas. Mas isso não impede que você possa cultivá-la dentro de casa, já que ela se adapta facilmente a lugares com pouca luz, não sendo necessária muita manutenção.
Assim como na moda, as tendências no design de interiores vêm e vão, dando novos significados aos itens decorativos que algum dia já estiveram em alta. Este é o caso da samambaia.
Essa planta ornamental já foi sinônimo de adorno cafona, muitas vezes, associada à decoração antiga, coisa de casa de “vó”. No entanto, hoje em dia, ela voltou com tudo no decor.
A samambaia artificial é uma boa alternativa para decorar a casa com folhagens. Assim como na moda, as tendências no design de interiores
Que tal, ao invés de usar a samambaia suspensa, você apostar em um vaso maior, como este, e deixa-la mais próxima do chão e manter a poda para que ela fique sempre assim, num meio termo?
Fica muito lindo e moderno!
Veja algumas opções de vasos clicando aqui!
Com a evolução das tecnologias disponíveis no mercado, as flores artificiais ficaram cada vez mais “reais”, mas infelizmente, ainda existe uma imagem ruim delas devido aos fartos arranjos antigos que nada lembravam a leveza e beleza das flores.
Entretanto, embora as más linguás digam que seu uso é de muito mau-gosto, paisagistas afirmam que elas devem ser utilizadas, principalmente devido a sua versatilidade em lugares onde flores naturais durariam pouco, mas com uma ressalva: não tentar fazer elas parecerem reais. Outra dica, é deixar elas longe do alcance das mãos, deixando uma questão no ar: “como essas flores estão sempre tão lindas?”.
A dúvida dos amantes da arte quando olham para a parede é como adequar sua obra favorita à decoração da casa. Entretanto, poucos são os que tem acesso à obras originais, uma vez que, essas obras são vendidas por preços altíssimos.
Dai vem a dúvida, uma réplica ou ficar sem? A dica aqui é: apostar em artistas locais, caso você faça questão de ter uma obra original!
Mas se a obra que você quer tanto custa em torno de 100 milhões e você não está com tanto limite no cartão de crédito, uma dica é comprar reproduções que assumam que são reproduções, como as que são vendidas em lojinhas de museus ou em sites especializados.
Caso você visite algum deles, que tal procurar uma reprodução da obra que mais gostou? Depois é só guardar e esperar a hora certa de emoldurar!
Incrementar a decoração com tapetes é uma maneira de fortalecer a proposta do ambiente, delimitar espaços e tornar a rotina mais aconchegante. Se você tem dúvidas de como escolher tapetes para sala, acesse o link que temos um post completo com várias dicas de como decorar com tapetes.
https://www.youtube.com/watch?v=dFlanzRXiQA Introdução Tivemos a honra de receber aqui na Fratelli a visita ilustre dos renomados…
Introdução Hoje nós vamos falar sobre as tendências para 2024 na arquitetura e decoração de…
Convidamos a Arquiteta Camila Sagrillo, da Sagrillo Arquitetura para falar sobre poltronas! Confira as dicas…
Encontre banquetas ideais para sua bancada: conforto, estilo e praticidade. Transforme sua cozinha com as…
Explorando o Encanto de Peach Fuzz: A Cor Pantone que Cativa em 2024 Vamos explorar…
A escolha do mobiliário pode ser determinante para a atmosfera de qualquer ambiente. Um detalhe…