O buffet, geralmente encontrado na sala de jantar, tem sido cada vez mais requisitado pelas pessoas. Isso porque é uma peça multifuncional. Pode servir de complemento para a decoração e também como apoio à mesa de jantar no momento de servir as refeições.
De acordo com a arquiteta Millena Vaz, são os compartimentos que diferenciam o buffet do aparador. “O buffet é feito para auxiliar a mesa de jantar, então ele possui compartimentos muito bem pensados para os copos, talheres e pratos”, diz.
Segundo a arquiteta, existem muitos modelos diferentes à venda no mercado. A maioria deles apresenta um visual moderno, com linhas retas, cores neutras e nenhum ornamento. No entanto, também é possível encontrar modelos em estilo vintage ou retrô, balcões em cores vivas, com tamponamento em pedra ou até mesmo em vidro. “Mas antes de qualquer escolha definitiva, é importante verificar o espaço disponível para aquela peça”, pontua.
Dois dos principais aspectos para não errar na escolha é se atentar à textura e à decoração. “Eu sempre sugiro que cada pessoa opte por texturas e acabamentos que acompanhem a mesa e as cadeiras da sala de jantar. Além disso, atente-se também a decoração de todo ambiente, para que o buffet entre em harmonia com toda a proposta da sua sala”, ressalta.
Como decorar
Vaz destaca que, muitas vezes, uma ideia inusitada pode dar o toque de beleza para a sua peça. “Você pode utilizar quadros, espelhos, prateleiras, revestimento na parede ou, até mesmo, utilizar o buffet como um ‘barzinho’. Para isso, é só dispor de bandejas, taças e o balde de gelo na bancada. Fica lindo, diferente e cheio de personalidade”, conclui.