Os acabamentos em uma obra são importantes, inclusive os tipos de pinturas. Afinal, eles refletem a sua própria personalidade em qualquer projeto. Por este motivo, convidamos  a arquiteta Erika Natacci para falar sobre os tipos de pinturas para investir no seu próximo projeto. 

Para a arquiteta, a pintura é uma forma de renovar os ambientes, deixando de ser apenas a cor de uma parede e se transformando no elemento principal de qualquer reforma ou construção. “Eu sempre falo que a solução do nosso ambiente, junto com a parte mobiliária e iluminação, pode ser uma pintura diferente, podendo substituir até um revestimento ou papel de parede”, diz. 

Ainda de acordo com a arquiteta, existem certos cuidados na hora de pensar na pintura de um ambiente específico. Para ambientes pequenos, por exemplo, as cores claras são mais utilizadas. Por outro lado, as cores escuras são prioridades para ambientes espaçosos. “Mesmo assim, sempre consideramos as cores que o cliente gosta também, mesmo que seja para um ponto específico ou algum detalhe na parede”, acrescenta. 

Pinturas criativas 

Entre as pinturas mais criativas, segundo Natacci, está a pintura de meia parede. Uma pintura bem diferente, porém simples e fácil. “É uma faixa de apenas uma cor e todo o restante em outra cor, que dá um efeito bem legal para o quarto ou qualquer outro ambiente”, explica. 

Outra opção é a utilização de listras na parede, se o intuito for um estilo mais atemporal, charmoso e que não costuma ter erro. Além disso, as listras combinam com quase tudo, pois se adaptam facilmente aos diferentes estilos de decoração. 

Para a arquiteta, a pintura geométrica também é uma das pinturas mais criativas para a parede e que pode trazer um estilo mais contemporâneo para o cômodo. Sem contar que esse estilo permite várias possibilidades visuais, tanto no que diz respeito à escolha de cores quanto às formas. “É uma forma de trazer evidência para o espaço”, ressalta. 

Pinturas para banheiros e lavanderias 

Uma dúvida comum na hora de reformar o banheiro e lavanderias é se devemos pintar ou revestir as paredes desse ambiente. Na área molhada, de acordo com Natacci, é aconselhável sempre revestir com placas, ladrilhos ou pedras naturais. Por outro lado, na área fora do box, por exemplo, utilizar pinturas pode ser um bom custo-benefício. 

Isso porque, além de ser econômico, você pode mudar o estilo do banheiro mais facilmente, basta pintar com sua cor preferida e apostar em efeitos decorativos. “Não há problema algum trabalhar com pintura fora do box. Existem pinturas próprias para isso, o que facilita ainda mais sua vida”, conclui. 

Leia também

Ouça o conteúdo completo no Fratelli Cast

Além de assistir ao vídeo, você pode conferir esse conteúdo no Fratelli Cast. O episódio está disponível no SpotifyApple Podcasts e demais plataformas de podcasts.