Os ambientes clean são aqueles que possuem cores mais claras, seguindo a linha do branco, off white, nude, tons de bege, além de ter uma decoração minimalista, ou seja, tem apenas o necessário, mas sem ficar sem graça.
A sensação que esse tipo de ambiente gera é de espaço amplo e de aconchego.
“Não fica ‘entulhado’, fica mais leve, com cores mais suaves. Outra questão é que esse estilo costuma usar peças e cores mais tradicionais, o que o torna atemporal, ou seja, nunca cai de moda ou deixa de ser tendência, não sendo necessária a mudança ou reforma por muito tempo.
Muitas pessoas gostam bastante desse estilo, mas também gostam de quebrar um pouco o clean com alguns pontos de cor no ambiente, como almofadas coloridas no sofá ou um quadro com uma ilustração bem colorida na parede”, afirma a arquiteta Clarissa Broetto.
A arquiteta ressalta que criar um ambiente clean não significa deixá-lo monótono. Ela indica usar elementos com cores neutras, porém com texturas diferentes, o que vai criar um movimento visual.
“Podemos usar cores claras de madeira no mobiliário, por exemplo, cujo desenho dos veios promove um destaque no ambiente. O próprio design clean já tem sua personalidade e sua elegância por se tratar de um estilo que precisa de poucos elementos. E precisam ser os elementos certos para deixar o espaço aconchegante e lindo!”, avalia Clarissa.
“Nesse projeto podemos ver cores em tom de fendi e nude, com uma textura 3D, porém suave e branca na parede da TV. Tem decoração mínima, mas com personalidade. Nesse caso a cliente optou por um ponto de cor no sofá, escolhendo as almofadas coloridas”, especifica Clarissa se referindo às imagens acima do projeto que desenvolveu.
Design escandinavo
Uma das inspirações do design clean é o design escandinavo, queridinho entre muitas pessoas, justamente por ter menos elementos, porém peças chaves que trazem muito design para o ambiente.
“No design clean pegamos as características do design escandinavo (cores neutras, madeira clara, minimalismo), porém ao nosso modo, sem regras, mas pensando sempre na harmonização do ambiente”, explica a arquiteta.
Inspiração
Neste projeto feito pela arquiteta, o cliente optou por um estilo clean na cozinha e na lavanderia. Veja as imagens.
“Deixei o ambiente clean com o uso dos metro tiles brancos, que dão textura e movimento, porém com uma cor clara; móveis em tom de nude; granito claro; uma bancada livre, limpa e ampla e uma madeira um pouco mais escura apenas na bancada de refeições”, detalha.
No caso da lavanderia, também foram escolhidos móveis claros, quadros com ilustrações geométricas minimalistas e um revestimento neutro com pequenos detalhes em azul, que também é uma cor neutra.
E aí, gostou dos ambientes clean? Que tal apostar nesse estilo na sua casa? 🙂
Acompanhe o trabalho da arquiteta Clarissa Broetto pelo Instagram.