A Lattoog é um estúdio de design carioca cujas peças conquistaram o Brasil e o mundo. Uma das criações dos sócios Leonardo Lattavo e Pedro Moog que ganhou destaque, sendo especificada por centenas de arquitetos e designers de interiores em projetos, é a Pantosh.
A banqueta foi a primogênita da série Viralata e materializa a ideia de hibridismo da fusão de duas outras peças: a cadeira Panton do arquiteto dinamarquês Verner Panton, datada de 1968, com a poltrona Willow, do arquiteto escocês Charles Rennie Mackintosh, elaborada entre 1902 e 1904.
Em entrevista ao Fratelli Cast, Lattavo atribui o sucesso do estúdio ao trabalho honesto e genuíno que desenvolvem.
“Temos buscado nossa própria linguagem, originalidade. Criamos uma simbiose entre uma linguagem regional e internacional. Assim, conseguimos gerar valor que são mais desejados em outras partes do mundo”, diz.
Processo criativo e acabamentos
Lattavo é formado em Arquitetura e Urbanismo e também atua no âmbito acadêmico. Assim, como professor, percebeu que o processo de criação está se tornando exclusivamente digital. Diferentemente desta nova geração, ele e o sócio, Designer auto-didata com formação acadêmica em Administração de Empresas, dizem pertencer ao “old school”, tempos em que se desenhava à mão.
“Uma coisa natural nossa é fazer croqui para dar início às nossas ideias. Geralmente o processo começa com o croqui e a gente passa para a equipe de designer que modela digitalmente e depois nós vamos ajustando”, detalha Lattavo.
Após a digitalização ser concluída, os móveis desenvolvidos pelos sócios ganham diversos acabamentos. Ambos decidiram desde 2005, quando a marca Lattoog foi lançada em São Paulo, que não seriam especializados em apenas um material, mas sim em oferecer soluções em qualquer acabamento que fosse possível.
A 4º dimensão do mobiliário
Bonito, funcional e ergonômico. Características que a maioria dos móveis assinados preza hoje em dia. Como se diferenciar em meio a tantos designers e tantas opções disponíveis? Para a Lattoog não foi nada difícil. Suas peças contam histórias.
“Em um primeiro momento, a gente se inspirou no Rio de Janeiro e em traduzir os aspectos da nossa arquitetura, natureza, calçadas, praias. Pouco a pouco fomos olhando outros aspectos da cultura brasileira e materializando em mobiliário. Acreditamos que essa busca pela narrativa seja nossa particularidade. Chamamos isso, entre nós, de quarta dimensão do objeto” explica o arquiteto.
Nas páginas da Lattoog
A narrativa escolhida pelos sócios também se materializou em livro. A história da Lattoog pode ser encontrada no livro de mesmo nome. Nele você descobre que Lattavo e Moog eram amigos de universidade e ambos tinham apreço pelas artes e por criar. O caminho dos dois se separou, em 1997, quando logo após o término do ensino superior Lattavo foi morar em Londres.Viveu na capital da Inglaterra por dez anos. Durante uma de suas férias veio ao Brasil e reencontrou Moog. Juntos, como hobby, criaram algumas peças, como o sofá Not.
Todavia, foram os amigos que encorajaram os dois a seguir em frente com a criação de mobiliário solto. Quando perceberam que estavam no caminho certo, lançaram cerca de doze peças em São Paulo, em 2005, e Lattavo retornou definitivamente ao Brasil.
Assim nasceu o estúdio de design Lattoog, cujo nome é a fusão entre os nomes dos sócios. De lá para cá, a empresa se tornou referência em mobiliário. Em 2021, não poderia ser diferente. Os sócios trabalham em muitos lançamentos, revela Lattavo.
“Estamos incansáveis, trabalhando em muitos lançamentos. Estamos ampliando nossa loja em São Paulo e mudando a do Rio de Janeiro par aum lugar mais bacana. Também estamos trabalhando em novas coleções. Tem muita coisa surgindo de todos os tipos de materiais, desde os móveis de área externa em fibra sintética e natural, até peças com alumínio e madeira. Outra novidade são as novas linhas de iluminação”, detalha.
Produtos do estúdio de design Lattoog em destaque
Além da baqueta Pantosh, que também virou cadeira e poltrona, o estúdio de design Lattoog tem diversos produtos que são muito buscados. Confira alguns deles.
- Espelho Stone: o acessório tem diversos formatos. Nesta proposta, Lattavo e Moog retrataram as pedras de rio, que são amórficas, irregulares e aleatórias. São peças lindas para fazer uma composição e inserir na sala de estar ou sala de jantar.
- Poltrona Astral: faz parte da série Viralatas. Nela, os sócios brincam com fusão de duas peças, em geral clássicas e modernistas. No caso da poltrona Astral, seu nascimento vem da junção das formas da poltrona Tank de madeira do arquiteto finlândes Alvar Aalto com a poltrona BKF (também conhecida como Butterfly) do grupo Argentino Austral criada em 1938.
- Cadeira Eclipse: com estrutura de madeira maciça, esta cadeira tem duas formas elípticas similares que correspondem ao assento e encosto. Os criadores acreditam “ter atingido uma geometria simples e iconográfica combinada com ótima ergonomia”.
- Poltrona Ninho: durante sua concepção foi pensado na forma de um ninho, que é um espaço aconchegante que abraça e protege. A peça já foi usada até na casa do Big Brother Brasil, em 2017.
- Cadeira Surf: foi desenvolvida para área interna e externas cobertas e faz referência direta ao surf, esporte que tem uma grande identificação cultural com o Brasil. Há opção com braço e sem braço.
Fratelli Cast
Você pode conferir a entrevista completa com Leonardo Lattavo no Fratelli Cast. Está disponível no Spotify e demais plataformas de podcasts.
- LEIA TAMBÉM: Móveis assinados, os protagonistas nos ambientes
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS