Com a urbanização, espaços verdes e tempo para frequentá-los estão cada vez mais escassos.  Alguns especialistas chegam até a afirmar que nossa saúde pode estar sendo afetada pela nossa falta de contato com a natureza. Uma possível solução para isso é trazer para perto de si um pouco dela! Veja aqui algumas possibilidades para sua casa, já com o nome de algumas espécies!

Em espaços laterais, como o corredor

Nos espaços laterais que acabam sobrando na planta da casa, normalmente o que se vê através da janela é uma das paredes do muro mas não necessita ser desse modo. Uma boa ideia para esse tipo de ambiente é torná-lo um pequeno jardim, principalmente se for um corredor de acesso para outras áreas da casa. Para isso uma dica simples é combinar podocarpos (podocarpus macrophylus) e lírios-da-paz (spathiphyllum wallisi), tornando o corredor um ambiente perfeito para ser observado e encantar quem conhece-lo.

Pinheiros
Pinheiros

Em espaços maiores e que necessitam de sombra

Para quem tem espaço no terreno da casa e gostaria de transforma-lo em uma área verde com muita sombra sem ter que apostar em árvores, uma sugestão maravilhosa é o uso de um pergolado com uma trepadeira-sete-léguas (podranea ricasoliana) para sombrear e amenizar os impactos da chuva. Também fica bom para cobrir espaços que são utilizados como corredor!

Flores no telhado
Flores no telhado
Trepadeira Clerodendron
Trepadeira

Para os espaços internos, o jardim de inverno

Os jardins de inverno estão cada vez presentes dentro das casas. Como são uma parte do ambiente, algumas pessoas utilizam ele como uma espécie de quadro para a casa, então vale de tudo para torná-lo mais bonito. Espécies resistentes são as mais recomendadas pois exigem menos manutenção e se mantêm verde por todo o ano. O que não pode faltar são os pedriscos brancos, que refletem a luminosidade e ajudam a manter o solo mais úmido.

Jardim de inverno
Jardim de Inverno

Os jardins internos, sem divisão por vidro

Estes são os que mais necessitam de cuidado. Além de fazerem um pouco mais de sujeira, podem ser prejudiciais para crianças e animais que convivam no espaço. A nossa dica, dessa vez, vai ser utilizar cactos para criar um jardim perene o ano todo, com quase nenhuma manutenção, sem necessidade de topiaria, verdes o ano todo e de fácil adaptação à qualquer ambiente. Devido à sua beleza exótica, combinam bastante com um contraste em marrom e podem ficar tanto em áreas internas quanto externas.

Jardim de Suculentas
Jardim de Suculentas