Na hora de projetar uma casa, muita gente deixa de lado a lavanderia e a despensa. Mas os especialistas alertam: é preciso pensar nessas áreas porque são fundamentais para a organização da casa. Além disso, precisam ter uma identidade que condiz com o restante do imóvel. 

Uma ideia útil é integrar a lavanderia com a despensa. Basta seguir o mesmo estilo na composição dos elementos para que fique um ambiente harmônico. 

E aí vem à cabeça: posso usar móveis em madeira nessa área, já que provavelmente terá contato com água devido à lavagem de roupas? Segundo a arquiteta Letícia Araújo, isso não é impedimento.

“Tudo depende de cada espaço a ser projetado. Geralmente colocamos bancadas em granito ou mármore para evitar o contato da água com os móveis. Além disso, na lavanderia é preciso ter um revestimento em pedra ou porcelanato logo acima da bancada. Isso impede que a água molhe a parede e provoque problemas futuros. Também é importante lembrar que a lavanderia precisa ser um ambiente ventilado” detalha Letícia.

Arquitetura Letícia Araújo

Essa integração de lavanderia com despensa pode ser feita em qualquer imóvel. Mas, nos apartamentos, ela é ideal devido ao espaço limitado. 

“Há pouco tempo, a área de serviço era deixada em segundo plano na hora da reforma, mas, hoje em dia, mesmo com poucos espaços,  essa área vem ganhando importância, até pela configuração dos novos imóveis. Agora, é pensada como uma continuação da cozinha ou um espaço integrado com a varanda. Por isso a necessidade de um bom planejamento, para manter esses ambientes organizados. O indicado é recorrer a soluções funcionais, que otimizam o espaço”, explica a arquiteta.

Arquitetura Letícia Araújo
Arquitetura Letícia Araújo
Arquitetura Letícia Araújo

Na prática

Letícia desenvolveu recentemente um projeto de lavanderia e despensa integrados em uma casa. Ela detalha que o imóvel tinha um grande problema: não havia lavanderia e o tanque de lavar roupas era integrado com a área gourmet. 

“Pensando nesse caos, a única maneira de criar um ambiente propício foi utilizar o corredor ao lado desse tanque e projetar a lavandeira ali mesmo. Fechei a porta da despensa e abri uma maior para esse corredor, no qual também iria ser a lavanderia. Todos os pontos elétricos e hidráulicos foram colocados detalhadamente neste corredor, para eu poder posicionar o tanque, máquina de lavar e secadora. Fechei os dois lados do corredor com portas de vidro de correr  – por se tratar de um corredor, o vento é muito forte, então preferi portas de correr, para não correr o risco de bater com o vento. Sendo assim, por ser um ambiente estreito, criei tudo do mesmo lado, para ainda sobrar espaço de circulação. Ainda assim para aproveitar melhor o espaço, foram projetados armários embaixo e em cima para servir de apoio para produtos, roupas e tudo que uma lavanderia necessita”.

Arquitetura Letícia Araújo

“Já na integração com a despensa, preferir deixar o ambiente aberto, para melhor circulação e facilidade de organização. Foram criadas prateleiras e armários para cada necessidade dos clientes, como local para o freezer, ao lado uma mini adega, local para armazenamento de coisas de churrasco em geral e mais outras exigências. Com tudo, o resultado final ficou incrível. Um espaço  que antes não era utilizado se tranformou em um ambiente prático e funcional e ainda assim muito elegante, até porque esses ambientes também merecem ser lindos, não é?”, finaliza Leticia. 

Arquitetura Letícia Araújo
Arquitetura Letícia Araújo

*As fotos da despensa não foram inseridas porque ainda está sendo executada

Acompanhe o trabalho da arquiteta Letícia Araújo pelo Instagram