Ambientes integrados são modernos e se tornaram tendência. Unidos, os espaços proporcionam o convívio entre as pessoas, priorizando o compartilhamento de experiências. Enquanto você cozinha, por exemplo, pode dar atenção ao amigo ou familiar que está sentado no sofá da sala de estar. 

Pensando nisso, a arquiteta Maria Carolina Abreu elaborou o projeto de um apartamento de um jovem casal, em Maringá, com sala e cozinha integradas. 

“O maior desafio desse projeto foi unir os estilos do casal. Ele queria algo com tons mais escuros e a utilização do preto, enquanto ela é mais clássica e preferia um ambiente mais clean e com uso do dourado”, conta a arquiteta.

Sala e cozinha integradas
Projeto: Maria Carolina Abreu

Para agradar ambos, a profissional usou como base a cor cinza em vários tons e na sequência aplicou um mix de texturas e metais em outras cores, como a cristaleira no hall de entrada em dourado e o canto alemão em preto.

“Além desses elementos, também foi usada a madeira mais clara na marcenaria da cozinha e da sala junto com um leve tom de azul que deixa esse ambiente mais aconchegante e despojado. Sempre fazendo link entre os elementos de cada espaço para que essa integração seja harmônica”, explica Maria Carolina.

hall de entrada com cristaleira de vidro e metal dourado
Projeto: Maria Carolina Abreu

O hall do apartamento, diz ela, é o queridinho do projeto. A cristaleira de vidro com o metal dourado junto à parede marmorizada trouxeram elegância e receptividade para o local, acolhendo quem entra no imóvel.

apartamento com sala e cozinha integradas
Projeto: Maria Carolina Abreu
sala integrada a cozinha em apartamento de Maringá
Projeto: Maria Carolina Abreu

Iluminação

Uma etapa importante do projeto é a iluminação. Neste caso, a arquiteta optou por uma luz suave e linear para deixar o ambiente mais limpo.

“Gosto de fazer um jogo com a iluminação para que o cliente consiga utilizá-la em diferentes versões e assim também consegue diferentes atmosferas, de acordo com a necessidade do usuário em suas atividades no ambiente”, finaliza Maria Carolina.

Acompanhe o trabalho da arquiteta Maria Carolina Abreu pelo Instagram.