Ilhas de cozinha: tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua

Além de ser um elemento atrativo e bonito, as ilhas de cozinha têm diversas funções. Uma delas é a utilização com banquetas para refeições rápidas. Elas proporcionam um clima mais descontraído e aconchegante.

Conforme as arquitetas Raisa Alberto e Thaira Oliveira, da A & B Arquitetura, há também modelos de ilhas mais baixos e, nesse caso, podem ser inseridas cadeiras em vez de banquetas para refeições mais demoradas, como um almoço em família.

Além de servir para a realização de refeições, é possível inserir na ilha um cooktop, uma cuba, armários ou até deixar sem nada, servindo somente de auxílio para cortes e preparo de alimentos. Tudo depende da sua necessidade, espaço e também do seu gosto.

Acabamentos

Existem diversos acabamentos para as ilhas de cozinha. Geralmente são inseridas pedras naturais como o granito e o mármore. Quando se fala em pedra artificial, podemos usar as diversas estampas do porcelanato ou, para quem prefere uma bancada lisa, o quartzo.

Uma opção é variar a altura da ilha e assim você consegue inserir tanto banquetas quanto cadeiras. É possível inserir uma mesa em madeira apoiada na ilha, assim como temos no showroom da Maison Fratelli. É uma opção que fica incrível!

mesa de madeira ao lado de ilha de cozinha
Ilha de cozinha apoiada em mesa de madeira. Foto: Maison Fratelli

Iluminação

A iluminação nunca pode ser deixada de lado! Uma ideia interessante é instalar pendentes suspensos sobre a ilha da cozinha. Eles garantem charme e uma iluminação super funcional ao ambiente. Pode ser um pendente único ou um jogo de três pendentes, por exemplo.

Para quem não é fã de pendente, uma opção que está em alta e fica muito bonita é a prateleira suspensa. Ela pode ser utilizada para dispor objetos ou plantas.

prateleira suspensa na cozinha
Prateleira suspensa na cozinha pode ser usada para apoiar decorações e plantas