Você já ganhou uma orquídea de presente e não fazia ideia de como cuidar da planta? Neste vídeo, vamos te ensinar uma maneira simples e eficaz de fazer a flor durar por bastante tempo. E quando a flor murchar, não é hora de jogar fora! Aprenda a cuidar da planta para que ela floresça novamente e deixe sua casa bonita! Quem explica tudo é a especialista no assunto Juliana Garcia, do orquidário Orquídeomania (assista ao vídeo acima).
Dicas
Geralmente quando você ganha uma flor de presente, ela vem com plásticos, laços e outros enfeites. Sem dó, tire todos esses enfeites e invista em um vaso.
Você pode até deixá-la no vaso de plástico e só inseri-la em um vaso mais bonito. Mas, na hora de regá-las é preciso ter cuidado. As orquídeas não gostam de acumular água nas folhas. Então toda água que fica parada nessa área gera possibilidade de fungo e bactéria. Portanto, molhe sempre o substrato embaixo da torneira, deixe a água escoar toda e depois você devolve para o vaso.
Você também pode optar por tirar do vaso de plástico e fazer um arranjo harmonioso usando esfagno. Uma dica é colocar argila expandida no fundo do vaso. Para regá-la, use um pulverizador pequeno e molhe as folhas e o esfagno.
De quanto em quanto tempo devo regar?
Se estiver em um ambiente fechado, a recomendação é regar de duas a três vezes por semana. Em ambientes abertos, ao ver que o esfagno está seco, pulverize com água.
Como deixar a folha brilhosa?
Misture meio copo de leite com meio copo de água. Ao passar essa mistura na folha com ajuda de um algodão, ela ficará brilhosa e ainda ficará higienizada.
A flor murchou? Não jogue fora!
Quando a flor de uma planta morre, a primeira coisa que as pessoas fazem é se livrar de vez dela. Atenção: não faça isso. Toda planta floresce novamente, basta ter os cuidados necessários.
No caso das orquídeas, é só cortar a aste e continuar regando com água, deixando em ambiente iluminado e promovendo adubação. No próximo ano, ela vai florescer de novo. “A magia do cultivo de orquídeas é justamente isso. Esperar pela floração nova. É todo um ritual de amor que você deposita na sua plantinha”, diz Juliana.