Hoje em dia se fala muito em otimização de espaços, principalmente na hora de construir ou reformar a casa. Pensando nisso, a tendência é optar por ambientes integrados.
“É o que eu chamo de área social, que é composta por churrasqueira, cozinha, sala de jantar e tv”, explica a arquiteta Thalita Targa, da Catar Arquitetura & Interiores – escritório localizado em Maringá.
No 4º episódio do Fratelli Cast, a profissional conta em detalhes como integrar os ambientes e torná-los multifuncionais. Ela também ressalta que essa integração ultrapassa as barreiras físicas. Isso porque essa junção de ambientes possibilita a união das pessoas.
“A esposa está cozinhando, o filho mais novo na bancada de ilha, o mais velho assistindo TV e o marido fazendo uma carne na churrasqueira. Cada um fazendo uma coisa, mas todos juntos, conversando, interagindo”, reflete.
Isso se tornou mais pertinente nesses tempos de pandemia, em que as famílias estão recebendo amigos e parentes em casa com mais frequência.
Mesmo não tendo paredes, é possível delimitar parcialmente os espaços com elementos. De acordo com Thalita, quem cumpre esse papel são os tapetes, aparadores, pergolados verticais, ripados e até o piso.
Em relação às cores, a arquiteta explica que apesar de serem ambientes integrados, não é preciso que tudo seja da mesma cor.
“Pode ser a mesma ou não, depende do conceito que será aplicado”, ressalta. Para exemplificar, ela lembrou de um projeto em que o cliente optou pelos espaços integrados e na área da churrasqueira instalou uma torneira bem diferente, estilo industrial, que contrastava com os demais ambientes.
“Eu mostro esse projeto para os clientes porque muitos não acreditam que dá pra fazer um ambiente tão temático junto com os demais que estão integrados”, comenta.
No podcast você confere também detalhes sobre a iluminação de ambientes integrados. Na área da churrasqueira, por exemplo, o ideal é ter uma luz indireta, já que o ambiente é de relaxamento.
“Hoje temos muitas luminárias funcionais e o que está em tendência são os perfis de iluminação, que são aqueles trilhos iluminados com spots direcionados”, pontua Thalita.
Verde em alta sempre
Outro ponto importante, destaca a arquiteta, é a natureza, que precisa estar presente, seja de forma natural ou artificial.
“Traz a sensação de aconchego. Por mais que a pessoa não tenha tempo de cuidar, ela pode optar pelas artificiais. 100% dos nossos projetos tem verde”, diz.
Ela finaliza afirmando que “a chave que qualquer projeto é o briefing”. Resumindo: não adianta optar por tendência ou por um espaço integrado se isso não combina com o perfil da pessoa ou da família que vai morar no local. É preciso entender as necessidades de cada um e moldar o projeto com base nessas características.
Acompanhe o trabalho da Catar Arquitetura pelo Instagram.
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS
https://www.youtube.com/watch?v=dFlanzRXiQA Introdução Tivemos a honra de receber aqui na Fratelli a visita ilustre dos renomados…
Introdução Hoje nós vamos falar sobre as tendências para 2024 na arquitetura e decoração de…
Convidamos a Arquiteta Camila Sagrillo, da Sagrillo Arquitetura para falar sobre poltronas! Confira as dicas…
Encontre banquetas ideais para sua bancada: conforto, estilo e praticidade. Transforme sua cozinha com as…
Explorando o Encanto de Peach Fuzz: A Cor Pantone que Cativa em 2024 Vamos explorar…
A escolha do mobiliário pode ser determinante para a atmosfera de qualquer ambiente. Um detalhe…