Você já parou para pensar que os espelhos podem servir para muito mais do que apenas te “mostrar o seu reflexo”? Quando usados da forma correta, espelhos nos ambientes podem causar uma significativa sensação de amplitude, podem decorar e até iluminar.
Para decorar
Existem inúmeros modelos e tipos de espelhos hoje em dia que podem ser usados de forma decorativa em quartos, salas, banheiros e etc. Tudo vai depender do estilo escolhido para o ambiente e a partir de então é possível escolher o modelo mais adequado.
Abaixo, alguns modelos de espelhos mais utilizados atualmente.
– Adnet
– Veneziano
– Bisotado ou Bisotê
– Espelho com moldura
– Espelhos com formas geométricas: quadrado, retangular, redondo, oval
Para ampliar
Quando a intenção é ampliar um ambiente, os espelhos são importantíssimos. Eles devem ser instalados em locais estratégicos, sempre com o cuidado para não acabar refletindo algo indesejado. Visualmente, o espelho instalado em uma parede de uma sala de jantar, por exemplo, “dobra” o espaço dessa sala e para o observador, ela torna-se muito maior.
Os espelhos podem ampliar todos os ambientes sem distinção, desde a sala de jantar e tv, até mesmo o corredor de passagem.
Para Iluminar
O espelho reflete tudo, sendo assim ele pode refletir também a iluminação natural ou artificial. Posicionar estrategicamente espelhos em frente de janelas e aberturas externas podem trazer um efeito interessante e criar uma iluminação que aquele local não possuía antes.
O espelho é um item de grande versatilidade na decoração da sua casa e para ser sempre um aliado, deve ser posicionado estrategicamente.
Além disso, pode ser removido ou trocado de lugar sempre que precisar. Caso você tenha dúvidas da melhor forma de fazê-lo, pode sempre pedir ajuda profissional.
Acompanhe o trabalho da arquiteta Mariana Oliveira pelo Instagram.