Todo mundo precisa de um espaço em casa para receber amigos e familiares. A tendência agora são os espaços gourmets, que além de ser um ambiente para receber visitas, integra uma área onde são preparadas as refeições.

Os espaços gourmets podem ter churrasqueira, forno a lenha, fogão, geladeira, televisão, jogos, áreas de descanso com sofás, redes, poltronas, piscina, entre outros elementos.  A designer de interiores Nicole Delefrati explica que são ambientes de lazer mais despojados.

“Podem ser espaços internos, como a maioria dos novos apartamentos tem hoje de grande e pequeno porte. E em ambientes mais comerciais e residenciais como sobrado, podem ser tanto interno como do lado externo da casa, acompanhando uma piscina, deck, espaço para esportes”, detalha.

Ela ressalta que em locais pequenos , como apartamentos, também é possível adequar o ambiente e criar um espaço gourmet. Em Maringá, de acordo com a designer , tem se optado muito por decorar os espaços gourmets com tons e elementos que remetem à natureza.

“Os clientes gostam muito de madeira, pedra, palha, vegetação, cores dando destaque em alguma peça ou móvel, quadros, sem contar a iluminação que dá o toque final e de sofisticação. Costumo usar pendentes, luminárias direcionais, como spots com uma temperatura de cor mais amarelada para passar a sensação de aconchego Já nos pontos centrais, uma luz mais branca por questão de limpeza e manuseio de alimentos. Também as arandelas que, além de iluminar muitas peças,  têm função decorativa.”

Abaixo, você pode conferir um projeto de uma área gourmet projetado pela designer Nicole Delefrati. O cliente, de São Paulo, precisava de um espaço para preparar as refeições, receber familiares e, é claro, relaxar.

Imagem: Nicole Delefrati Design de Interiores Sérgio Gomes
Imagem: Nicole Delefrati Design de Interiores e Sérgio Gomes
Imagem: Nicole Delefrati Design de Interiores e Sérgio Gomes
Imagem: Nicole Delefrati Design de Interiores e Sérgio Gomes
Imagem: Nicole Delefrati Design de Interiores e Sérgio Gomes
Imagem: Nicole Delefrati Design de Interiores e Sérgio Gomes

“Por mais que existam alguns elementos rústicos no projeto, foi dado um toque de modernidade nas cores, uso de linhas mais retas, iluminação indireta, o uso e formas dos móveis também remetem a algo mais moderno. O nicho de iluminação preto no gesso foi o ponto alto, adotando as linhas retas e criando um ponto de contraste fugindo do tradicional teto liso branco. Ao lado desse ambiente há um spa, um enorme jardim vertical e aquário para peixes. Um local de relaxamento e descanso, um refúgio para a correria do dia a dia”, finaliza

Acompanhe o trabalho da design de interiores pelo Facebook ou pelo Instagram.