Na hora de escolher as cores para um ambiente, seja de uma casa ou ponto comercial, é preciso ficar atento. Isso porque as cores provocam efeitos no ambiente e nas pessoas que vão conviver nesse local.

Parece bobagem, mas faz todo sentido. Quem sabe muito bem disso são os especialistas da área. Um deles é a arquiteta Michelly Ayumi, da Zero 5 Arquitetura.

“As cores podem provocar emoções e sensações diversas, como os tons quentes que transmitem a sensação de alegria, energia e aproximação. Já os tons frios indicam calma, descanso e amplitude. E os tons neutros proporcionam equilíbrio para os ambientes”. 

“Sendo assim, as cores trazem energia a mais para os espaços, por isso a importância de um profissional no auxilio dessa fase, para que a mensagem que você quer transmitir seja da maneira correta. Além disso, o profissional irá definir a paleta de cores de modo que os ambientes estejam em harmonia, desde a cor dos móveis, os objetos de decoração, cortinas, tapetes, paredes e pisos”, explica Michelly .

Em post feito em uma rede social, ela explica os efeitos das cores. Confira!

  • Estreitar: paredes opostas que contrastam com o fundo e teto claro provocam a sensação de ambiente mais longo e estreito;
  • Alargar: paredes laterais com a cor clara e teto fundo com cores escuras é uma boa opção para alargar os corredores;
Foto: Zero 5 Arquitetura

“O uso adequado das cores estabelece uma conexão profunda com a essência das pessoas.”

Foto: Zero 5 Arquitetura
  • Encurtar paredes: para efeito de parede mais curta, basta dividir sua altura e na parte superior pintar com cores escuras;
  • Alongar: paredes escuras com teto claro marcam as linhas horizontais, dando ideia de ambiente mais comprido;
  • Rebaixar o teto: teto com cor mais escura do que as demais paredes  visualmente diminuem a altura do pé direito;
  • Ampliar: todas as paredes em tons claros provocam a sensação de amplitude em ambientes pequenos;
  • Compactar: paredes com tons escuros causam o efeito de compactação nos ambientes, garantindo aconchego;
  • Efeito destaque: uma única parede com cor clara ganha destaque, podendo ser utilizada para ter mais visibilidade.

Para finalizar, a arquiteta ressalta a importância de definir as cores de um projeto com antecedência.

“A fase de definição dos materiais e revestimentos de um projeto é uma etapa essencial, pois é um momento na qual a identidade das pessoas é transmitida aos ambientes. Isso pode ser feito através de um recurso valioso da arquitetura e do design, que são as cores. Por meio dessa técnica podemos modular os ambientes, estimular as pessoas fisiologicamente e psicologicamente.”

Acompanhe o trabalho da Zero 5 Arquitetura pelo Instagram.