Quem trabalha home office não pode abrir mão de ter um escritório em casa. Mas, mesmo se você não atua nessa modalidade, ter um ambiente organizado e preparado para você ter um tempo para se concentrar em determinada atividade é importante. 

Se engana quem pensa que o escritório só pode ser montado em um cômodo fechado. Ele pode ser inserido no cantinho da sala, do quarto e até na varanda. Um bom resultado vai depender dos móveis escolhidos, que precisam ser adequados ao ambiente para que haja harmonização. 

A arquiteta Rebeca Longatti Cestavo, da #Arquitetura, diz que qualquer ambiente pode receber o escritório, mas alerta que é preciso analisar se ruídos não vão atrapalhar. Caso se opte por montá-lo na varanda, por exemplo, é preciso verificar se barulhos da rua não vão atrapalhar a concentração de quem estiver trabalhando.

Iluminação

A iluminação do escritório é algo muito importante na hora de montá-lo.  A dica da Rebeca é aproveitar ao máximo a iluminação natural do ambiente. 

“Tem que aproveitar a luz natural, mas, em todo caso, apostar em luzes claras como as de cores frias ou neutras, que são específicas para estações de trabalho, por volta de 750 lux. Evitar luzes amareladas, que nos relaxam e tiram nossa concentração. O legal também é utilizar luzes focais, direto na estação de trabalho e estar atento a móveis que possam sombrear essa área”, recomenda.

Imagem: #Arquitetura

Móveis

A mesa e a cadeira de trabalho são itens essenciais de um escritório. A dica da arquiteta em relação à mesa é escolher uma que se adeque às suas necessidades de trabalho e também ao espaço que você tem disponível. 


“Procurar sempre mesas com material de boa qualidade, resistente e durável. Além da opção de mandar fazer sob medida”, orienta.

Sobre a cadeira, a arquiteta explica que o ideal é que seja um modelo que possibilite vários ajustes, como  regulagem de altura das pernas, inclinação do encosto, além de braços reguláveis para apoio. Quanto maior flexibilidade em ajustar a cadeira para o seu corpo, melhor!

As prateleiras e organizadores são bastantes utilizados nos escritórios. Facilitam na hora de achar algo e proporcionam visual estético agradável ao ambiente. Além disso, são ótimos para agregar objetos de decoração.

Imagem: #Arquitetura

Cores

As cores são grandes influenciadoras no desempenho humano. Por isso escolher a cor certa do escritório vai te ajudar a se concentrar mais e trabalhar melhor!

“A cor laranja, por exemplo, inspira a criatividade, já a cor azul transmite serenidade. A definição depende bastante do tipo de atividade, se a pessoa tem um trabalho que depende mais de criatividade ou do seu intelecto, mas é preciso ter cuidado para não deixar o ambiente sobrecarregado com muita informação e assim transformá-lo em um lugar desconfortável”, alerta Rebeca.

Imagem: #Arquitetura

Para se inspirar

As imagens deste post é de um projeto de escritório feito pela #Arquitetura. Neste caso, o escritório do cliente foi montado em um quarto de hóspedes. 

“Na parede azul fica a estação de trabalho (a cor escolhida um azul escuro, porém suave que acalma e traz serenidade) e na outra parede em Algodão Egípcio o sofá cama (cor mais neutra que traz aconchego). O ambiente tem bastante iluminação natural, por isso utilizamos persianas romanas para bloquear o sol em dias muito intensos. A luz escolhida foi uma luz neutra (já que é um ambiente de trabalho, mas também um quarto) e luzes focais em cima da bancada.

Além da estante decorativa, para organizar objetos pessoais e que deu um charme ao ambiente. A cadeira também é do tipo com braços e que oferece regulagem. Creio que conseguimos alcançar as expectativas do cliente, quanto a harmonização e funcionalidade do ambiente”, detalha Rebeca.

Acompanhe o trabalho da #Arquitetura pelo Instagram.