Muito se tem falado do Design Escandinavo e sobre como tem sido amplamente utilizado em novos projetos de decoração. É uma referência na criação de ambientes, porém pouca gente sabe o que ele realmente é.
Criado no século XX, o gênero é caracterizado pela funcionalidade, simplicidade e minimalismo, valorizando as paletas de cores neutras, principalmente o branco, os tons de cinza e o bege.
Nesse estilo é muito valorizado a iluminação natural dos espaços.
Proveniente dos países nórdicos, o movimento nasceu em conjunto na Finlândia, Islândia, Dinamarca, Noruega e Suécia. Porém, o estilo se popularizou com o nome da Escandinávia, que abrange apenas a Dinamarca, Suécia e Noruega.
Para aplicarmos esse conceito em nossa decoração, temos alguns elementos que são essenciais:
Os móveis de estilo escandinavo costumam ser de madeira clara, madeira de demolição ou pintados de branco. Normalmente, os ambientes possuem um contraste de cores mais suaves com algumas cores um pouco marcantes. Esse contraste acontece também entre a cor da madeira e alguns itens têxteis, como sofás ou tapetes, que acabam dando um toque mais alegre ao ambiente.
Leia também: Como escolher tapetes para sala?
Atualmente, designers estão criando modelos clássicos inspirados no minimalismo e a partir das características da época. Porém, essa peça foi criada com toda a tecnologia do século XXI.
Abaixo, apresentamos alguns ambientes inspirados nesse estilo de decoração.
Os lugares mais indicados para a aplicação dos conceitos e das características do Design Escandinavo são apartamentos e casas que têm decoração limpa, com linhas retas e sem excessos, tanto quanto ao uso de materiais, cores ou objetos. Se seu apartamento ou casa possuírem piso em madeira, já é um passo a mais, entretanto, esse estilo pode ser utilizado em pisos frios também, mas claro, seguindo as regras citadas!
Os móveis desse movimento seguem uma linha bem limpa, tanto que alguns deles, principalmente os clássicos, são utilizados em outros movimentos para trazer um ar arrojado para a decoração. Entre eles, os mais conhecidos são a mesa e as cadeiras Saarinen, criadas pelo finlandês Eero Saarinen, assim como a cadeira Panton, criada pelo dinamarquês Werner Panton.
Devido à idade das criações, a grande maioria delas já é de domínio público, sendo possível encontrar modelos genéricos em muitas lojas do Brasil. Peças maravilhosas de designers como Hans Wegner, Alvar Aalto e Arne Jacobsen, belas e atuais, são fáceis de encontrar e indicadas para quem quer ter esse estilo em casa!
Leia também: Qual decoração combina com você?
https://www.youtube.com/watch?v=dFlanzRXiQA Introdução Tivemos a honra de receber aqui na Fratelli a visita ilustre dos renomados…
Introdução Hoje nós vamos falar sobre as tendências para 2024 na arquitetura e decoração de…
Convidamos a Arquiteta Camila Sagrillo, da Sagrillo Arquitetura para falar sobre poltronas! Confira as dicas…
Encontre banquetas ideais para sua bancada: conforto, estilo e praticidade. Transforme sua cozinha com as…
Explorando o Encanto de Peach Fuzz: A Cor Pantone que Cativa em 2024 Vamos explorar…
A escolha do mobiliário pode ser determinante para a atmosfera de qualquer ambiente. Um detalhe…