Defensor da ideia de que a marcenaria é uma representação de arte feita à mão, o arquiteto e designer Rafael Reis – um dos responsáveis à frente do Estúdio Uultis, que trabalha no setor moveleiro há cerca de vinte anos, sendo que são dezoito anos na área de modelagem e desenvolvimento de produtos – nos concedeu uma entrevista e contou um pouco sobre o início de sua carreira, sua parceria com Inácio Schnorrenberger e sobre alguns de seus projetos, que estão disponíveis na Maison Fratelli e Fratelli House.
De acordo com o designer, suas maiores inspirações são referentes a formas e contornos, que fogem do tradicional e dão exclusividade ao produto. “Penso que cada produto precisa ter uma questão específica que o diferencie do restante. Por isso busco explorar muito a questão de detalhes da marcenaria artesanal que trago comigo desde a época que que trabalhava no chão de fábrica”, ressalta.
Por haver tanto detalhes específicos, Rafael afirma que é difícil escolher uma peça preferida, apesar de ter outra opinião em relação às coleções. “Todas as peças são marcantes, cada um com seu tempo e para o seu público. Tenho um carinho enorme por cada produto criado nas coleções, mas o desafio de buscar superação faz com que a próxima coleção seja sempre a mais especial”, acrescenta.
Há anos ao lado de Inácio Schnorrenberger, seu parceiro de liderança do Estúdio Uultis, Rafael destaca a importância de terem trajetórias parecidas e de como isso contribuiu para o desenvolvimento das peças. “Isso faz com que tenhamos uma sinergia muito grande juntos, o que resulta em nossos projetos do Estúdio Uultis e os demais desenvolvimentos da marca Herval”, diz.
Mesa Dáblio
A inspiração surgiu de um cavalete pantográfico, que chamou a atenção de Rafael em um estacionamento de shopping. “Dali surgiram alguns desenhos de teste e, no fim, o formato da letra Dáblio posicionada de forma repetitiva deu forma ao pé da mesa”, completa.
A mesa, assim como outras peças, possui madeira maciça em sua composição. De acordo com o designer, a utilização desse material tem a ver com as possibilidades. “O uso racional desse material oriunda de reflorestamento ou manejo florestal, proporcionando formas mais arrojadas e específicas para cada produto, garantindo um visual leve e de grande resistência”, afirma.
Linha Plot e Sotto
Em relação ao desenvolvimento do aparador e balcão Plot e também da banqueta e cadeira Sotto – linhas que demoraram cerca de cinco meses até ser lançada – possuem madeira maciça e palha natural em sua composição. Rafael afirma que os detalhes fazem toda a diferença. “Essas peças tem por característica reunir detalhes construtivos inspirados na marcenaria artesanal, proporcionando um visual leve, com os detalhes para os encaixes em madeira maciça. O uso da palha agrega nobreza e resgata um material utilizado nos anos 50 e 60, uma característica forte dos modelos vintage”, diz.
Escrivaninha Class
Geralmente utilizada para atender a necessidade de clientes que costumam ter um espaço dentro de casa para organizar seus trabalhos, a escrivaninha Class foi pensada para ser multifuncional, podendo ser usada, inclusive, como aparador. “Buscamos inspiração nas tradicionais classes escolares, que foram marcantes na vida de todo mundo. Sua forma leve oferece um produto com design contemporâneo, tendo como diferencial a mescla de madeira natural e metal”, ressalta.
Devido ao momento atual, em que o mundo está passando pela pandemia do coronavírus e os trabalhos tiveram que passar por uma reestruturação como, por exemplo, trabalhos em home office, Rafael concorda que ter um espaço confortável é fundamental. “Ter esse espaço confortável de trabalho próximo à sala de jantar ou estar é algo que tende a estimular a procura por essas peças”, conclui.
Para acompanhar o trabalho do designer Rafael Reis, assim como o trabalho de outros profissionais da área, siga o Instagram.