Ter um projeto em mãos antes de iniciar a reforma em casa é fundamental, já que este será a base de tudo. É a partir dele que é possível calcular os custos, estimar o período da obra e ter uma ideia de como será o resultado final antes do ambiente ficar pronto. É um processo trabalhoso, exigente e passível de erro. E por esse motivo a contratação de um profissional da área, como o arquiteto ou designer, passa a ser necessário. 

Assim como outros projetos, é necessário conversar com o seu profissional a respeito da reforma que será feita. Se o intuito é o de reaproveitar os móveis e objetos de decoração que você já tem, o profissional te ajudará a montar uma decoração de acordo com sua necessidade. 

A arquiteta e designer de ambientes, Bianca Guerra, e a também designer de ambientes e técnica em edificações, Lilian Cruz, fundadoras do escritório Ibele Arquitetura e Design, realizaram, em um dos seus últimos trabalhos, a reforma da casa da influencer Márcia Lima que, para evitar custos, optou por reutilizar alguns itens e móveis. “Nós trocamos o lugar da televisão e ‘giramos’ o sofá, para melhorarmos a circulação. Além disso, trocamos as molduras e imagens dos quadros que já tinham na casa. Na cozinha, por exemplo, trocamos a parte da frente dos armários. Em resumo, toda a decoração foi reutilizada”, diz Bianca.

Projeto desenvolvido pelo escritório Ibele Arquitetura e Design
Projeto desenvolvido pelo escritório Ibele Arquitetura e Design

Necessidade X inovação  

De acordo com a dupla, um dos maiores desafios, sem sombras de dúvidas, foi encontrar o marceneiro ideal e a alteração do layout. “Nós evitamos ao máximo utilizar o mesmo layout, principalmente por sempre priorizarmos dar uma nova cara ao ambiente. Então, pensamos no fluxo, de como os móveis poderiam funcionar sem que precisássemos gastar desnecessariamente”, acrescenta Bianca. 

Considerando as necessidades da influencer, a dupla inovou ao utilizar o painel de televisão como móvel dois-em-um. “Utilizamos o cobogó que, além de ficar como painel de TV, ficou com um espelho refletindo o jardim de inverno do outro lado. De todo modo, esse espelho, que tem até iluminação, transformou-se no provador da Márcia”, reflete Lilian. Para que a influencer pudesse utilizar a própria casa como cenário, o jardim de inverno foi projetado para que pudesse ter uma boa iluminação. “Colocamos cachepô e parte de revestimento de PVC atrás, para facilitar a iluminação natural para ela”, diz a designer. 

Projeto desenvolvido pelo escritório Ibele Arquitetura e Design

Revestimentos 

Ao serem questionadas sobre os revestimentos, a dupla ressaltou os cuidados para não gastarem mais que o necessário. “Utilizamos revestimentos que pudessem dar um ar mais glamouroso para a casa, mas sem que gastássemos tanto. Por isso, um dos nossos coringas foi o revestimento de papel de parede líquido da Ecopaper, que, por mais que tenha sido usado em paredes específicas, deu uma cara bem diferente ao ambiente”, ressalta Bianca. 

A textura de madeira, em MDF, foram colocadas em pontos específicos para valorizar o ambiente. “Colocamos em algumas colunas e na sala de estar, para que pudéssemos preencher a parede vazia. Considerando que alguns móveis como o cachepô, a mesinha de centro e a adega possuem detalhes em madeira, conseguimos construir um ambiente harmonioso”, conclui Bianca. 

Acompanhe o trabalho da arquiteta Bianca Guerra e a designer Lilian Cruz pelo Instagram.