Os escritórios corporativos precisam ser ambientes que colaboram para aumentar a produtividade de trabalho. De acordo com as arquitetas Raphaela Tartari, Taís Escandinari e Mariane Passoni, da Contemplar Arquitetura, existem cinco tendências em 2020 que não podem faltar neste ambiente: desenvolvimento tecnológico, design biofílico, espaços multifuncionais, espaços comuns e a cor do ano.
Abaixo, as arquitetas descreveram cada um desses elementos, confira!
- Desenvolvimento tecnológico
“Modernização dos ambientes trazendo a tecnologia para dentro dos escritórios. Além da automação que já é muito utilizada, é preciso que os espaços se adaptem para o trabalho virtual, como as salas de reunião estarem preparadas para a realização de videoconferências, tendo equipamentos que facilitem as apresentações de conteúdos”.
- Design biofílico
“É uma forma de trazer uma experiência indireta com a natureza para dentro dos ambientes, uma grande tendência de design para 2020. Trazer elementos naturais como o uso de plantas na decoração, jardins suspensos, madeira, mármore e pedras para criar um habitat saudável no ambiente moderno e desenvolver essa conexão com o mundo natural”.
- Espaços multifuncionais
“São espaços flexíveis para atender as necessidades do momento, salas de descanso que podem ser usadas como um local de trabalho dinâmico e descontraído, por exemplo”.
- Espaços comuns
“Espaços compartilhados para socialização de pessoas, áreas como lounges, terraços, zonas esportivas. São opções para as pessoas se sentirem mais confortáveis e assim melhorarem o desempenho e produtividade no trabalho”.
- Cor do ano: classic blue
“Na área da arquitetura e design acredito que não podemos deixar de lado a cor do ano publicada pela Pantone. Para 2020 a escolhida foi o classic blue, um tom azul atemporal, lembrando o céu noturno do entardecer”.
Além das tendências, existem outros aspectos importantes que não podem faltar em um escritório. Segundo as arquitetas, um deles é a ergonomia. É preciso optar por móveis que as pessoas se sintam confortáveis, facilitando, assim, a produtividade e criatividade dos funcionários.
Outro ponto para se ficar atento é quanto à iluminação.
“Em um espaço de trabalho, além da estética é importante nos preocuparmos com o conforto visual, determinando o nível adequado de iluminação para cada tarefa. Isso melhora o desempenho e proporciona bem estar físico e mental. A luz pode influenciar positivamente ou negativamente nas atividades, por isso é muito importante uma preocupação quanto a isso”, explica Raphaela.
Para exemplificar tudo o que foi comentado, as arquitetas trouxeram um projeto da Contemplar Arquitetura, cujo objetivo era tornar o espaço de trabalho aconchegante e moderno (as fotos usadas para ilustrar a matéria fazem parte do projeto).
“O projeto se trata de um escritório de advocacia com vários ambientes: recepção, salas de reunião, sala dos advogados, espaço comum. Unimos todos os ambientes com o mesmo estilo, mas com propostas diferentes. O resultado ficou muito legal, criativo e sofisticado, proporcionando conforto tanto para os funcionários quanto para os clientes”, detalham as arquitetas da Contemplar Arquitetura.
Acompanhe o trabalho da Contemplar Arquitetura pelo Instagram.