Iluminar uma casa é um processo que demanda tempo e sabedoria para não cometer erros que acabam implicando na iluminação errada dos seus ambientes. Por este motivo, a arquiteta Mariana Oliveira, que é especialista em interiores e iluminação, irá contar um pouco mais sobre os 5 erros mais cometidos na iluminação e de que forma é possível evitá-los.
1 – Iluminação com baixa qualidade
De acordo com a arquiteta, o primeiro erro refere-se a não utilização de lâmpadas de qualidade ou que não sejam certificadas pelo Inmetro. “Com a utilização de lâmpadas de baixa qualidade, pode ser que você tenha maior consumo de energia ou que as lâmpadas não possuam um padrão ou pode ser que a lâmpada perca a eficiência ao longo do tempo”, diz.
2 – Utilização de spots excessivamente
Segundo Oliveira, um dos erros mais comuns é a utilização de spots excessivamente, justamente por serem um tipo de iluminação de efeito. “Os spots foram feitos para serem utilizados em paredes ou quando você quer direcionar a iluminação para um objeto específico, por este motivo tem que ser tudo muito bem pensado estrategicamente”, acrescenta.
3 – Temperatura ideal para o ambiente
Para a arquiteta, uma das maiores dúvidas sobre as temperaturas das lâmpadas é acreditar que a luz amarela ilumina menos que a branca. “Isso é um mito. Na verdade, a quantidade de lumens, que é o tanto de luz que a lâmpada emite, é independente se ela é branca ou amarela. Nós podemos ter lâmpadas amarelas que são mais ou menos eficientes, por exemplo”, destaca.
4 – Índice de Reprodução de Cor (IRC)
Oliveira afirma que, assim como acreditam que a luz amarela não ilumina tanto quanto a branca, é frequente as pessoas associarem que a cor fria é ideal para a cozinha e/ou para o espaço de maquiagem. “Isso é um mito. A realidade é que precisamos estar atentos ao Índice de Reprodução de Cor (IRC), que vem na própria embalagem da lâmpada. Quanto mais próximo este índice estiver do 100%, mais fiel à qualidade e reprodução de cor real”, completa.
5 – Colocar iluminação em excesso ou em escassez
Esse erro é bem comum. Ou a iluminação é forte demais ao ponto de causar desconforto ou é excessivamente fraca e deixa o local escuro. De acordo com Oliveira, o caminho certo a ser seguido é colocar uma fonte de iluminação principal e investir em outras secundárias. “Luminárias de piso e/ou luminárias de mesa faz com que haja um complemento super necessário na iluminação, caso seja necessário. Se houver muita iluminação, é só você apagar e utilizar as luminárias”, conclui.
Leia também
- Com closet e cantinho de maquiagem: o quarto dos sonhos de uma adolescente
- Descubra o que é o Lighting Design e como aproveitá-lo
- Dicas de decoração e organização de ambientes pequenos
Ouça o conteúdo completo no Fratelli Cast
Além de assistir ao vídeo, você pode conferir esse conteúdo no Fratelli Cast. O episódio está disponível no Spotify, Apple Podcasts e demais plataformas de podcasts.
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS