A sala de jantar é um espaço para receber familiares e amigos. Além de elegância, ela precisa ter conforto. Um dos itens principais é a mesa de jantar. São vários aspectos que precisam ser levados em conta na hora de escolher essa peça.
1) Espaço
Segundo a designer de interiores Jaqueline Fedel, o primeiro aspecto a ser considerado é o espaço disponível no ambiente. Antes de ficar bonito, é preciso ficar ergonômico, ou seja, bem disposto, destaca a profissional.
2) Formato
Depois de delimitar o espaço que você tem disponível é preciso optar pelo formato: quadrada, redonda, retangular. “Depende da preferência do cliente e também deve ser compatível com o estilo do projeto da casa, sendo que os elementos devem estar em harmonia”, orienta Jaqueline.
3) Acabamento
Além do formato, há também as opções de acabamento da mesa de jantar: madeira, vidro, laca. Neste caso a escolha também depende do gosto pessoal, estilo do projeto e ainda da funcionalidade do produto.
4) Conforto
O conforto não poderia ficar de fora.
“Não adianta ter uma mesa ou cadeiras perfeitas se elas não atendem à necessidade das pessoas que estão usando. Se isso acontecer, ela cairá em desuso rapidamente ou será trocada com facilidade”, alerta a designer de interiores.
5) Tecido
Por isso, sobre as cadeiras da mesa, ela orienta optar por tecido, suede ou courino.
“Porém, como disse, tudo deve estar de acordo com o estilo do projeto, podendo haver mesclas nas cadeiras, com acabamentos em parte de tecido, de tela, de metal, etc. A cor também deve estar de acordo com o espaço que ela estará inserida, não existe uma regra específica, porém é necessário que se componha no ambiente.”
Espaço pequeno
Para quem mora em apartamento ou tem uma casa com sala de jantar pequena deve optar por mesas versáteis, fáceis de encontrar hoje no mercado.
“Para aqueles espaços que não possuem muita circulação, o melhor é optar por uma mesa retangular que pode ser colocada colada na parede e, caso necessário, poderá acrescentar uma ou duas cadeiras a mais”, recomenda Jaqueline.
Acompanhe o trabalho da designer de interiores Jaqueline Fedel pelo Facebook ou pelo Instagram.